Tempo - Tutiempo.net

Exposição dos sabores orgânicos da Bahia integram a Bio Brazil Fair, em São Paulo

A Bahia faz exposição e sabores naturais em São Paulo

Pela primeira vez, a agricultura familiar baiana marca presença na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina, em São Paulo, com o estande ‘Orgânicos da Bahia’.

O evento, que acontece até este sábado (15), é o mais importante do mercado orgânico no Brasil e na América Latina, movimentando bilhões de reais em diversas áreas, desde alimentos até bebidas, moda, cosméticos, produtos de higiene e serviços, todos reconhecidos e certificados como orgânicos.

No estande ‘Orgânicos da Bahia’, 12 empreendimentos ligados à Rede de Agroecologia Povos da Mata estão representando a qualidade e diversidade da agricultura familiar de base agroecológica do estado.

O público poderá encontrar produtos como extrato de tomate tradicional e temperado; geleias de umbu, seriguela, acerola, abacaxi, manga, goiaba, tomate com pimenta; temperos; farinhas diversas; tapioca; flocão orgânico; cafés; nibs; chocolate; frutas desidratadas; granola de tapioca; bombom de cacau; manteiga de cacau; barras de frutas e cachaça.

Maria Andrelice, do Assentamento Dandara dos Palmares, faz parte da rede Povos da Mata e compartilhou a sua satisfação em estar no evento. “Estamos aqui mostrando e compartilhando nossos produtos da Bahia, tanto in natura quanto agroindustrializados, especialmente os derivados do cacau.

É uma oportunidade incrível para mostrar a riqueza do nosso trabalho”.

A paulista Thaís Lopes, estudante de Nutrição, ficou encantada com os produtos derivados do cacau e do cupuaçu.

“Achei muito interessante o estande ‘Orgânicos da Bahia’. Há frutas que eu só conhecia por fotos e agora estou levando para casa para apresentar à minha mãe e à minha filha. É uma experiência enriquecedora”.

Leandro Brasil, empresário e proprietário da loja Além do Cacau, em Rio Branco, no Acre, também destacou a importância do evento.

“Conheci os produtos do Assentamento Dois Riachões, como cacau e chocolate. É uma grande satisfação conhecer os produtores e suas histórias. Além de oferecer produtos maravilhosos, é emocionante compartilhar as histórias por trás deles. Participar desse evento é fundamental para levar ao cliente uma visão de qualidade e autenticidade que representa o Brasil”.

Além da Bio Brazil Fair, a agricultura familiar baiana também marca presença na Naturaltech, a maior feira de negócios em produtos naturais da América Latina.

O evento é outra grande oportunidade para os produtores baianos mostrarem a diversidade e a qualidade de seus produtos, promovendo ainda mais o desenvolvimento sustentável e a economia regional.

A participação da agricultura familiar baiana nesses eventos é uma realização do Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Essas iniciativas reforçam o compromisso com a promoção da diversidade, sustentabilidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar da Bahia.

Com informações da CAR

OUTRAS NOTÍCIAS