Tempo - Tutiempo.net

Governo do Estado realiza II Fórum Bahia-China

Para marcar as celebrações dos 50 anos da relação bilateral Brasil-China na Bahia, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), realiza do II Fórum Bahia-China.

O evento vai acontecer no dia 21 de maio de 2024, das 8h30 às 17h, no Hotel Deville (rua Passárgada, s/n, Itapuã, Salvador), e dará início às discussões sobre os temas inseridos no intercâmbio técnico-científico entre a SEI e a Academia de Pesquisas Macroeconômicas de Shandong (China), sobre os temas Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono, Transição Energética e Cidades Inteligentes.

O objetivo do fórum é fomentar as relações científicas, culturais, institucionais e comerciais entre a China e a Bahia, tal como aconteceu na primeira edição, realizada em maio de 2023.

Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “China Brasil, 50 Anos de Diplomacia – Novas rotas para um novo tempo”, com a presença do diretor da Agência Brasileira de Imprensa, Comunicação e Eventos – AbraPress, Eduardo Teixeira.

Também participará a cônsul geral do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Tian Min, e seis representantes da Academia de Shandong, que estarão na Bahia para realizar visitas técnicas e iniciar os estudos em parceria com a SEI.

Inscrições abertas no site http://forumbahiachina.sei.ba.gov.br.

Programação

O evento irá promover quatro painéis, iniciando com a apresentação do intercâmbio técnico-científico SEI-Shandong, com a presença da delegação da universidade chinesa: Zhang Zhongying (reitora), Liu Wentao (diretor de departamento), Ren Dong (diretor), Wang An (diretor), Liu Dejun (diretor) e Qi Zhen (pesquisadora associada).

O segundo painel irá abordar o marco dos 50 anos da relação Brasil-China e perspectivas para a transição energética, economia de baixo carbono e construção de cidades inteligentes, com Cláudia Trevisan, diretora executiva do Conselho Empresarial Brasil-China, Celso de Arruda França, Conselheiro Diplomata do Itamaraty, e o Ma Xuefeng, CEO da CITIC Construção Brasil.

Na parte da tarde, acontece o painel sobre lições da China para o desenvolvimento sustentável, com o consultor especialista Jaime Gama, da empresa Gartner, que vai falar sobre futuro digital; o pesquisador Maurício Lima Barreto, do Cidacs-FIOCRUZ, que irá abordar impactos das mudanças climáticas na saúde coletiva; Zhang Kun, diretor chinês do Instituo Confúcio da UFBA; e a coordenadora de Desenvolvimento Humano do PNUD Brasil, Betina Barbosa, irá explanar sobre desenvolvimento sustentável.

No último painel, o foco será Logística como fator de desenvolvimento regional, com Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e Chen Zongxu, CEO da CREC 10 China Railway, entre outros convidados com presença a confirmar.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Turismo (Setur), da China Brazil Bussines Center e da Agência Brasileira de Imprensa, Comunicação e Eventos – AbraPress, além do apoio de diversos órgãos e secretarias do Governo da Bahia.

Informações da SEI

OUTRAS NOTÍCIAS