Tempo - Tutiempo.net

Inauguração do Hospital Costa das Baleias gera 1.200 empregos diretos, médicos e outros profissionais

GOVERNADOR JERÔNIMO INAUGURA HOSPITAL COM A PRESENÇA DE LULA

Inaugurado em Teixeira de Freitas, na sexta-feira (10), o Hospital Estadual Costa das Baleias, o maior do extremo sul baiano, vai impactar positivamente a economia local com a geração de 1.210 empregos diretos, incluindo 225 médicos e 985 profissionais assistenciais e administrativos.

O investimento do Governo do Estado para a unidade, entre obras, equipamentos e mobiliário, foi de R$ 200 milhões.

Com capacidade para atender 23 mil pacientes por mês, o hospital ainda tem um programa de residência médica, reforçando o ensino e a formação de profissionais em diversas áreas, com destaque para clínica médica, cirurgia-geral, traumato-ortopedia, medicina intensiva e pediatria.

A cerimônia de inauguração do equipamento de saúde foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cumprindo agenda na região extremo sul, desde o início da semana, o governador Jerônimo destacou a importância das entregas realizadas.

“Eu estou aqui, desde terça-feira, entregando e autorizando obras. E aqui são duas ações estruturantes, as entregas do Hospital Estadual Costa das Baleias e Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia para que a gente possa dar força para esta região. A gente traz para o extremo sul estradas, água, aeroporto, mas é fundamental a gente ter uma cadeia de investimento, tanto na educação básica como no ensino superior”.

Também presente no evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre a parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o novo Hospital.

“Já assinamos o convênio de cooperação técnica, porque o campo de prática dos alunos do curso de medicina aqui na Universidade Federal do Sul da Bahia será realizado aqui neste Hospital. Nós não tínhamos campo de prática e agora temos. E hoje saiu publicada a portaria do Ministério do Orçamento, que recompõe o orçamento das universidades federais e dos institutos federais cortados pelo Congresso, no final do ano passado. A partir de hoje são mais 350 milhões de reais para o custeio das universidades e institutos federais”, afirmou Santana.

O Hospital Costa das Baleias é referência para 21 municípios e mais de 800 mil habitantes, com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x.

Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica. Também oferece um amplo espectro de serviços oncológicos, incluindo avaliações e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a participação da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, além dos ministros Rui Costa, da Casa Civil; e Nísia Trindade, da Saúde.

Também nesta sexta-feira (10), o presidente Lula inaugurou o novo Núcleo Pedagógico no Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

De acordo com o ministro Camilo: “são 30 salas de aula, 16 laboratórios que vão permitir dar as condições necessárias para os cursos de graduação de medicina, engenharia e licenciatura de bacharelado, atendendo 1,6 mil alunos”.

Com informações da Secom

OUTRAS NOTÍCIAS