Tempo - Tutiempo.net

Micareta de Feira conta com posto de testagem e reforço na saúde pública

Teste rápido

Durante a Micareta de Feira, que acontece até domingo (21), o Governo do Estado apoia a festa não apenas com a contratação de grandes atrações, mas também com a oferta de serviços essenciais à população.

Um dos pontos destacados é o estande de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), localizado no circuito da festa, especificamente na Antiga Norauto.

Apenas na quinta-feira (18), primeiro dia de festa, foram realizados 620 testes, com 21 resultados positivos, três para HIV, um para Hepatite C e 17 para Sífilis. A bailarina Rochele aproveitou a festa, fez a testagem e teve o resulto em poucos minutos.

“É um serviço muito importante porque permite que as pessoas se cuidem e se protejam. Fiz meu teste e rapidinho e recebi o resultado. É prático e rápido e todo mundo deveria fazer”, pontua.

Para Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a presença desse posto nas proximidades do circuito é de extrema relevância.

“O diagnóstico precoce e abrangente é essencial para alcançar a meta de eliminar essas doenças até 2030. Isso requer a realização de testes em larga escala, especialmente em locais onde há concentração de população sexualmente ativa, para oferecer não apenas os testes, mas também informações sobre prevenção, vacinação, uso de preservativos e outras medidas de saúde sexual para garantir o bem-estar das pessoas”.

Além disso, as equipes da Sesab distribuem 500 mil preservativos e material educativo sobre as ITSs, promovendo a conscientização e prevenção entre os foliões.

Esse reforço do sistema de saúde com campanhas e conscientizações é fundamental para assegurar que todos possam aproveitar a festa com mais tranquilidade e segurança. A ação contribui também para a saúde pública da comunidade.

A Sesab planejou 470 plantões para reforçar a assistência nos hospitais da região, investindo cerca de R$ 800 mil em ações assistenciais, de prevenção, vigilância e fiscalização da saúde, abrangendo diversos segmentos.

A presença da Hemoba, com campanhas de publicidade para promover a doação de sangue, e a atuação da Corregedoria da Saúde, que realiza ações de fiscalização, demonstram o compromisso do Estado com o bem-estar dos cidadãos durante a Micareta.

A Ouvidoria da Sesab também estará disponível para avaliar o atendimento dos foliões nos serviços de Saúde, assegurando um canal de comunicação eficaz entre a população e as autoridades responsáveis.

bO Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas também está preparado para ser acionado, em casos de desastres ou emergências com múltiplas vítimas, garantindo uma resposta rápida e coordenada diante de situações críticas.

Tácio Santos

OUTRAS NOTÍCIAS