Tempo - Tutiempo.net

Mostra Internacional de Cinema terá pela 1ª vez curtas em realidade virtual

Noventa e oito filmes da Mostra Internacional de Cinema são dirigidos por mulheres

A 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema vai até 1º de novembro em São Paulo e vai exibir 394 filmes em 41 salas de cinema. Entre os destaques, a seleção de filmes que falam sobre a questão dos refugiados em todo o mundo, e a participação de 98 filmes dirigidos por mulheres. A Mostra também traz nesta edição, pela primeira vez, uma programação de curtas-metragens em realidade virtual.

Narrados por meio de uma proximidade imersiva e marcante, os títulos que serão apresentados trabalham temas que vão desde conflitos desconhecidos na África e tragédias ambientais no Brasil até revelações pessoais e realidades prisionais e sociais.

As sessões acontecerão no Cinesesc, de 19/10 a 01/11 em diversos horários: 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h. A entrada será gratuita e mediante a retirada de ingresso na bilheteria do Cinesesc. Os espectadores poderão escolher um dos filmes da programação para assistir de cada vez.

Os filmes serão apresentados em mais de 30 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

Isso se observa desde o filme de abertura, Human Flow – Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir, do artista chinês Ai Weiwei, encabeçando uma lista de longas que abordam a grave crise mundial dos refugiados, até a homenageada pelo Prêmio Humanidade, a cineasta belga Agnès Varda, ressaltando a presença marcante das mulheres diretoras nesta edição.

Outra homenagem deste ano é para o diretor Paul Vecchiali, que receberá o Prêmio Leon Cakoff. E, como tradicionalmente faz nas últimas edições, destacando a produção cinematográfica de um país ou região, a 41ª Mostra apresenta o Foco Suíça, com longas contemporâneos, uma retrospectiva da obra de Alain Tanner e a exibição de curtas do animador Georges Schwizgebel.

 Além de Apresentações Especiais e das Retrospectivas do cineasta suíço e dos homenageados, a Mostra Internacional de Cinema apresenta as produções selecionadas nas seções da Competição Novos Diretores, que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista), e Perspectiva Internacional, que apresenta títulos recém-premiados e trabalhos de diretores já consagrados. A produção brasileira também ganha destaque com o Prêmio Petrobras de Cinema, que contemplará dois filmes brasileiros da seleção, para apoiar a distribuição dos mesmos no circuito comercial.
Por G1

OUTRAS NOTÍCIAS