Tempo - Tutiempo.net

Coreia do Norte exibe arsenal na véspera do início dos Jogos de Inverno

Imagem retirada de vídeo mostra desfile militar na praça Kim Il Sung, em Pyongyang, nesta quinta-feira (8) (Foto: KRT via AP)

Coreia do Norte celebrou nesta quinta-feira (8) um desfile militar na praça Kim Il Sung, em Pyongyang, na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade sul-coreana de Pyeongchang, informou o governo de Seul.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que seu país é “potência militar de classe mundial”. Kim ainda declarou para uma multidão empolgada: “Nós somos capazes de mostrar ao mundo nossa estatura de potência militar de classe mundial”.

A notícia do desfile surpreendeu a comunidade internacional após a mudança diplomática efetuada desde janeiro pelo regime norte-coreano, que aproveitou os Jogos Olímpicos para se aproximar do vizinho do Sul.

A televisão oficial norte-coreana não divulgou nenhuma imagem ao vivo do evento. Porém, uma fonte do governo sul-coreano informou que o governo “ficou sabendo” que aconteceu um desfile militar na praça Kim Il-Sung de Pyongyang, a partir das 10h30 de hoje [desta quinta].

Kim Jong-un, participou ao lado da mulher, Ri Sol-ju. De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, o desfile, no qual foram foram exibidos tanques, mísseis e tropas, foi aparentemente menor do que o organizado no ano anterior.

A Yonhap afirmou que o míssil Hwasong-15 ICBM também foi mostrado para a multidão. A Coreia do Norte anunciou no mês passado que celebraria o 70º aniversário de seu exército em 8 de fevereiro, ao invés de 25 de abril.

Aproximação da Coreia do Sul

OUTRAS NOTÍCIAS