Tempo - Tutiempo.net

Pesquisa aponta que 63% dos pais não querem que seus filhos sejam professores

Uma pesquisa da Unicarioca encomendada pelo jornal Extra comprovou que o magistério está em baixa. Um percentual de 73% dos 584 entrevistados, no Rio de Janeiro, acreditam que a carreira não tem prestígio nenhum. Já 63% dos participantes disseram que não incentivariam seus filhos a seguir a profissão.

Tanta falta de prestígio acaba se refletindo dentro da sala de aula. Ao todo, 92% das pessoas ouvidas acreditam que os alunos não respeitam os professores.

Segundo a pesquisa, no entanto, só 5% dos entrevistados acreditam que a falta de respeito do aluno é motivada pelo salário do professor. A maioria (38%) acredita que as escolas não são bem estruturadas e 31% veem a impunidade como razão primordial. A falta de educação familiar aparece com 10% das opiniões, mesmo percentual que aponta a formação inadequada dos professores como causa do desrespeito do aluno.

A maioria (55%) também acredita que, hoje (15), Dia do Professor, os mestres não têm nada para comemorar. Os 45% restantes dizem que os professores merecem a homenagem, por todo o trabalho feito ao longo dos anos.

Fonte: Redação / Extra

OUTRAS NOTÍCIAS