Carlos Lima
Hoje dia 21/08/2019 às 22:18:38

Ciências
Carlos Lima | Publicado em 08/08/2019 às 09:22:25

Estrela mais antiga do que Universo pode colocar teoria do Big Bang em xeque

Estrela mais antiga do que Universo pode colocar teoria do Big Bang em xeque CC BY 4.0 / Digitized Sky Survey (DSS), STScI/AURA, Palomar/Caltech, e UKSTU/AAO / Estrela Matusalém HD 140283

Descoberta de estrela mais antiga do que o Universo coloca teoria do Big Bang em xeque e pode provocar uma “revolução científica”.

Estima-se que o Universo tenha surgido há aproximadamente 13,8 bilhões de anos, quando foi expandido em fração de segundos.

A estrela, conhecida como Matusalém ou HD 140283, está localizada a aproximadamente 200 anos-luz e tem impressionado pesquisadores, segundo novo estudo da Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

Uma análise mostrou que a estrela continha pouca quantidade de ferro, sugerindo que ela foi formada durante um período em que esse elemento não era abundante no Universo.

Sendo assim, foi descoberto que a estrela tem 14,5 bilhões de anos, ou seja, 0,7 bilhão de anos mais velha do que o Universo.

“É uma descoberta de proporções cósmicas: como pode o Universo conter estrelas mais velhas que ele mesmo?”, indagou o físico britânico Robert Matthews.

“Este é o enigma que os astrônomos estão enfrentando na tentativa de estabelecer a idade do Universo, e sua resolução poderia provocar uma revolução científica”, completou o físico.

Entretanto, o físico acredita que seja difícil resolver o paradoxo da estrela Matusalém ou o mistério das duas eras cósmicas em um curto período de tempo.

Apesar das discrepâncias, Matthews acredita que os astrônomos devam começar a pensar no impensável com relação à teoria do Big Bang.

Sputnik

Comentários

comentários

Veja também