Tempo - Tutiempo.net

Guedes faz um favor ao Brasil se for morar lá fora/ Por Sérgio Jones*

Guedes não atrase

O ministro da Economia, Paulo Guedes, em um dos seus constantes ataques de histeria declarou, em alto e bom som, de que caso o Congresso não lhe entregue o projeto de reforma da Previdência nos moldes como foi encaminhado pelo governo Jair Bolsonaro, poderá arrumar as malas e deixar o Brasil.

“Pego um avião e vou morar lá fora”. O curioso é que ele afirma o que é considerado desejo de nove, em cada dez brasileiros. Uma coisa pode ter certeza, não vamos lamentar a sua ausência.

A expectativa e os prognósticos econômicos não são mais realizados à luz da matemática, esta foi suprimida pela bola de cristal. Uma vez, que os cálculos são feitos em previsões futuristas.

Como se em um período de uma década, tudo fosse transcorrer de forma previsível. As expectativas são um exercício ficcional de que “a nova Previdência” resulte na economia de até R$ 1,2 trilhão ao longo de todos estes anos para os cofres públicos.

O buraco negro ao qual Guedes diz ser a previdência, não deixa de ser um exercício de retórica. Se o processo fosse sério teria se providenciado de início uma auditoria, na sequência a cobrança das dívidas das grandes empresas.

Mas como a coisa não é séria, eles partem para sacrificar no varejo, mais uma vez, a arraia miúda é a bola da vez, por ser expressivamente numerosa.

É mais fácil abater os mais vulneráveis. Com esta tomada de decisão draconiana evitarão realizar um corte na própria carne, já em estado de putrefação, da classe privilegiada, a qual pertence. Onde poucos têm muito, e muitos nada têm.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS