Carlos Lima
Hoje dia 15/09/2019 às 17:59:39

Ciências
Carlos Lima | Publicado em 17/08/2019 às 09:23:38

NASA exibe fotos impressionantes de Lua se tornando mais brilhante que Sol

NASA exibe fotos impressionantes de Lua se tornando mais brilhante que Sol © REUTERS / Alkis Konstantinidis

Se o olho humano fosse capaz de observar os raios gama de alta energia, a Lua iria parecer mais brilhante do que o Sol, diz a NASA.

A agência espacial norte-americana divulgou recentemente fotos fascinantes feitas pelo telescópio Fermi, que tem estado analisando a Lua, em particular as rajadas de partículas causadas pelo impacto dos raios gama.

Segundo a NASA, a observação dos raios gama não é suficientemente sensível para ver claramente a forma do nosso satélite ou as suas caraterísticas de superfície.

O telescópio espacial Fermi de raios gama detecta um brilho radiante centrado na posição da Lua no céu, destaca a agência espacial.

Agência espacial anunciou planos de enviar humanos à Lua até 2024 através do programa Artemis, com o objetivo posterior de enviar astronautas para Marte.

Com os olhos do [telescópio] Fermi da NASA postos nos raios gama da Lua, a NASA pode preparar astronautas contra radiação de alta energia quando enviar humanos de volta à Lua em 2024.

As observações de raios gama servem para nos lembrar que ao viajar à Lua os humanos devem ser protegidos contra os mesmos raios cósmicos que produzem radiação gama de alta energia, adverte a NASA.

Essas imagens mostram a visão cada vez melhor do brilho de raios gama da Lua do Telescópio Espacial de Raios-Gama Fermi da NASA. Cada imagem de 5 a 5 graus é centralizada na Lua e mostra raios gama com energias acima de 31 milhões de elétron-volts, ou dezenas de milhões de vezes a da luz visível. Nestas energias, a Lua é realmente mais brilhante que o Sol. Cores mais brilhantes indicam maior número de raios gama. Esta seqüência de imagens mostra como a exposição mais longa, variando de dois a 128 meses (10,7 anos), melhorou a visão.
Créditos: NASA / DOE / Fermi LAT Collaboration

Stupnik

Comentários

comentários

Veja também