Carlos Lima
Hoje dia 19/11/2019 às 03:26:44

Religião
Carlos Lima | Publicado em 12/12/2015 às 12:50:39

Papa abrirá Porta Santa da Basílica de São João de Latrão

Papa abrirá Porta Santa da Basílica de São João de Latrão Basílica São João Latrão

No próximo domingo, 13, o Papa Francisco abrirá a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão. No mesmo dia, cada Bispo abrirá a Porta Santa da própria Catedral em todo o mundo. O início da celebração está previsto para as 9h30, hora local, e terá a transmissão da Rádio Vaticano com comentários em português, a partir das 6h20, horário de Brasília.

Após atravessar a Porta Santa da Basílica, o Pontífice será seguido por uma delegação formada pelo Cardeal Vigário Agostino Vallini, pelo Vice-Gerente Filippo Iannone, pelos bispos auxiliares (incluindo alguns eméritos), pelo Capítulo lateranense e pelos Padres penitencieiros. A seguir, passarão seis sacerdotes da Diocese de Roma, um Diácono e quinze leigos.

Porta Santa

A atual Porta Santa da Basílica de São João de Latrão foi realizada pelo escultor Floriano Bodini. A obra de bronze tem uma altura de 3,60 metros e uma largura de 1,90 metros. Foram necessários dois anos e meio de trabalhos, desde os primeiros esboços em 1998, passando pela execução em bronze em novembro de 1999, o modelo em gesso de junho a setembro do ano 2000, até chegar à fusão em bronze, de setembro a dezembro do ano 2000.

O fechamento da Porta Santa, na conclusão do Jubileu do Ano 2000, foi realizado em 5 de janeiro de 2001 pelo então Cardeal Vigário Camillo Ruini, durante a celebração das primeiras Vésperas da Epifania. (JE)

VATICAN RÁDIO/CLJORNAL

Comentários

comentários

Veja também