Carlos Lima
Hoje dia 23/06/2018 às 23:48:39

Economia
Carlos Lima | Publicado em 23/05/2018 às 09:04:44

MP da privatização da Eletrobrás é arquivada

MP da privatização da Eletrobrás é arquivada MEDIDA PROVISÓRIA CAI

A Medida Provisória 814/2017, que altera leis do setor elétrico para permitir a privatização da Eletrobras, foi retirada da pauta nesta terça-feira (22) pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Apesar de ter sido aprovada em comissão mista há duas semanas, a MP perde a validade no próximo dia 31 e, devido ao prazo apertado, seria difícil de os parlamentares aprovarem a MP na Câmara e no Senado dentro do prazo.

O texto prevê uma série de alterações no setor elétrico, dentre elas a que abre caminho para a desestatização da Eletrobras. A matéria em si é assunto de divergências entre os deputados.

Além disso, com a obstrução de parlamentares da oposição nas últimas semanas, o avanço de outras pautas no plenário da Câmara estava lento.

Maia declarou o seguinte: “Eu estava em reunião agora com o presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE) discutindo as pautas, e a nossa decisão, por falta de tempo no Senado, é que nós não votaremos a MP 814 e o governo vai encaminhar um projeto de lei para tratar do assunto das distribuidoras”.

Com críticas à privatização da estatal, a oposição vinha utilizando estratégias para impedir a votação.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que a retirada de pauta foi uma vitória da população.

O relatório da MP foi aprovado no último dia 9 em meio a protesto dos contrários à desestatização, que avaliavam que as mudanças trariam aumento no preço da energia elétrica.

Informações do JB

Comentários

comentários

Veja também