Carlos Lima
Hoje dia 18/02/2020 às 22:07:53

Internacional
Carlos Lima | Publicado em 11/02/2020 às 08:39:55

EUA removem Brasil de lista de países em desenvolvimento

EUA removem Brasil de lista de países em desenvolvimento EUA removem Brasil de lista de países em desenvolvimento, podendo afetar comércio brasileiro© AP Photo / Manuel Balce Ceneta

Departamento de Comércio dos EUA anuncia retirada do Brasil de lista de países em desenvolvimento, o que pode reduzir os benefícios do Brasil em questões comerciais.

Desta forma, o Brasil poderá perder vantagens tarifárias e longos prazos para negociações comerciais, além de a medida poder ampliar a capacidade do presidente americano, Donald Trump, de investigar o grau de apoio do Estado aos produtos brasileiros exportados.

Conforme publicou o portal G1, citando o Departamento de Comércio dos EUA, a medida foi tomada considerando aspectos econômicos, comerciais, assim como a participação dos países no comércio internacional e pedidos de entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), algo anteriormente feito pelo Brasil.

Contudo, o nível de desenvolvimento social dos países que saíram da lista de países em desenvolvimento não teria sido levado em consideração, segundo o órgão americano.

Do total dos 19 países que saíram da lista, figuram a África do Sul, Índia e Colômbia, além do Brasil.

Decisão esperada?

Ainda de acordo com a mídia, durante a visita do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, a Washington em março de 2019, Trump havia declarado que, para o Brasil poder entrar na OCDE, teria que “abrir mão” das preferências na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Sputnik

Comentários

comentários

Veja também