Carlos Lima
Hoje dia 23/10/2017 às 06:21:03

Literatura
Carlos Lima | Publicado em 19/09/2017 às 13:47:26

Biblioteca em triciclo leva livros para crianças pela Itália

Biblioteca em triciclo leva livros para crianças pela Itália Imagem de arquivo

Se as crianças não vão atrás dos livros, os livros vão até elas. Este é o lema do “Apelettura”, um inovador projeto de biblioteca móvel na Itália que, em mais de três anos de atividade, leva para as crianças diversos livros infantis com o intuito de incentivar a leitura.

A idéia da diretora da Biblioteca Central da Criança de Roma, Annamaria Di Giovanni, é simples, mas eficaz: um Apecar (um triciclo de 1948 e criado no períoso pós-guerra) carregados de livros atravessa as ruas da capital italiana oferecendo os exemplares para as crianças. Além disso, o veículo exibe as últimas notícias editoriais e informa sobre exposições culturais na região.

Bibliotecário do Apelettura, Giuseppe, mais conhecido como “Pino”, é quem guia o colorido veículo e anima as leituras. “Não é um negócio simples, especialmente porque se trata de conseguir prender a atenlão delas, e o número de crianças, muitas vezes, é alto”, explica.

Ainda segundo ele, o trabalho é compensador por mexer com o imaginário das crianças. “Você tem a chance de recriar uma magia, porque o livro tem essa função de trazê-los para um mundo imaginário, enquanto eles sentam ao lado de seus amigos ou camaradas”, disse.

Além de passarem pelas ruas de Roma, o Apelettura oferece ainda uma seção especial nos museus em Roma. Após as crianças participarem da seção de leitura, elas fazem um passeio em cinco museus: Palazzo Braschi (Museu de Roma), Mercado de Trajano, Museus Capitolinos, Ara Pacis e a Centrale Montemartini.

Os próximos eventos do “Apelettura” serão nos dias 21 de setembro, na Villa Mercede, e nos dias 23 e 29 de setembro, no Centro Cultural Elsa Morante.

Ansa

Comentários

comentários

Veja também