Tempo - Tutiempo.net

Canela-de-velho: conheça os benefícios terapêuticos dessa planta

Chá de canela de velho altamente medicinal

A canela-de-velho é uma planta muito comum no nordeste brasileiro e velha conhecida de quem usa chás caseiros para o alívio sintomas e tratamentos de doenças.

Isso porque essa planta possui diversas propriedades medicinais que a fazem um excelente remédio caseiro para quem sofre com inflamações dolorosas.

Quer saber mais sobre essa planta e seus benefícios para a saúde?

Assuntos

Características da canela-de-velho
Canela-de-velho no tratamento de artrose
Outros benefícios da canela-de-velho
Receita de chá de canela-de-velho
Características da canela-de-velho
A canela-de-velho – de nome científico Miconia albicans – é uma planta da família das Melastomataceae, nativa do nordeste brasileiro.

É uma planta subarbustiva, de caule fino, com altura de 0,70 a 3 metros de altura. Suas folhas são ovaladas, cruzadas, verdes e brilhantes na parte superior e brancas na área inferior.

Possui hastes florais com tonalidade vermelha, pequenas flores brancas e frutos arredondados. Também conhecida como quaresmeira de flor branca, a canela-de-velho é prima das demais quaresmeiras que já conhecemos (de flor rosa ou roxa).

No Brasil, o cultivo da canela-de-velho se dá principalmente entre os estados da Bahia e Sergipe, já que a planta se adapta melhor em solos pobres e drenados, com temperaturas entre 25°C e 33ºC.

Muito conhecida por suas propriedades medicinais e curativas, seu uso já é bastante popular graças à sua ação analgésica, anti-inflamatória e antimicrobiana.

Canela-de-velho no tratamento de artrose
A artrose – também conhecida como osteoartrite – é uma doença que ataca as articulações, promovendo o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, causando dores, inchaço e inflamação.

A canela-de-velho possui propriedades que auxiliam muito no tratamento da artrose e no alívio dos seus sintomas.

Sua ação anti-inflamatória auxilia na recuperação das cartilagens e ossos afetados e reduz a inflamação. O chá dessa planta também atua de forma analgésica, eliminando as dores articulares e o inchaço causado pela artrose.

Outros benefícios da canela-de-velho
Além de auxiliar no tratamento da artrose, a canela-de-velho também é utilizada para outras finalidades e traz outros benefícios para a saúde.

Ela é utilizada para aliviar dores provenientes de outros tipos de inflamações além das articulares, como torcicolos, tendinites, reumatismos, bursites, torções nos pés, hérnias de discoe dores na coluna.

A planta também é benéfica para os diabéticos, já que ajuda a reduzir a taxa glicêmica e atua como um purificador do sangue, visto que combate os radicais livres.

Também atua como tônico digestivo, agindo contra doenças estomacais e intestinais como diarreia, gastrite, etc. e atua como potente estimulante sexual.

Receita de chá de canela-de-velho
Para fazer o chá, você precisará de um litro de água e 15 a 20 folhas de canela-de-velho.

Faça uma decocção, ou seja, coloque as folhas na água, leve ao fogo, e deixe ferver por 30 segundos. Em seguida, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos. Depois é só coar e o chá já estará pronto para o consumo.

A recomendação de uso é de duas xícaras por dia, antes do almoço e antes do jantar. Também pode usar a infusão para banhar áreas doloridas do corpo.

Não existem contraindicações ou efeitos colaterais provenientes do consumo do chá de canela-de-velho, no entanto, é sempre aconselhável consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo que ele seja natural.

Vale salientar que para obter resultados positivos, é preciso consumir o chá com regularidade, diariamente, por pelo menos 30 dias, podendo se estender por até 60 dias. Ou seja, o chá de canela-de-velho é um medicamento de uso prolongado e continuado.

MEDICINA NATURAL/CLJORNAL

OUTRAS NOTÍCIAS