Tempo - Tutiempo.net

Governo quer mais de 20 mil mamografias no Outubro Rosa

Mamografia no outubro rosa

Realizar mais de 20 mil mamografias, este mês, na capital e no interior.

Essa é a nova meta baiana para a campanha Outubro Rosa, lançada oficialmente nesta quarta-feira (5) pela Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e outros órgãos estaduais e sociedade civil.

A expectativa é superar o recorde mundial de 20 mil exames realizados no mesmo período de 2015.

Para isso, em Salvador e mais dez cidades do interior do estado será intensificada a realização de exames, apostando na prevenção e no diagnóstico como a melhor forma de tratar e curar o câncer de mama.

Além das mamografias, uma campanha educativa, que envolve palestras e outras mobilizações, também integra a agenda do Outubro Rosa na Bahia.

Ao anunciar a nova meta, durante a cerimônia de lançamento da campanha mundial, no Centro de Oncologia da Bahia (Cican), em Salvador, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura.

Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”.

Outubro Rosa
O diagnóstico precoce pode levar à cura do câncer de mama

As ações serão intensificadas em toda a rede estadual, dentro de hospitais ou ainda com as unidades móveis espalhadas pelo interior.

Como referência para o tratamento de câncer no estado, o Cican estará disponibilizando diariamente 30 mamografias extras para o rastreamento, além das 1.950 que são realizadas mensalmente no local.

Os exames são feitos com tecnologia de ponta depois da inauguração do novo centro de bio imagem, em abril deste ano.

Seguindo o modelo de gestão de Parceria Público-Privada (PPP), a unidade possui equipamentos modernos que oferecem imagens digitalizadas, além de dar ao paciente maior rapidez e mais agilidade no resultado.

Para a dona de casa Maria Pereira dos Santos, 52 anos, a área nova ficou muito mais confortável.

“Eu faço exames de rotina aqui no Cican há seis anos e sempre fui bem atendida, mas, depois dessa mudança, ficou muito melhor. A gente é atendido mais rápido, os exames também demoram menos. Ficou uma maravilha”.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS