Tempo - Tutiempo.net

Hipismo clássico faz sucesso na Expofeira 8/9/2015, 8:51h

Hipismo na Expofeira

Saltar sobre obstáculos montando um cavalo, sempre gera muita adrenalina, além de ser um desafio para o cavaleiro ou amazona. Para o público da 40ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2015), o hipismo clássico foi um dos principais atrativos do segundo dia de evento.

A pista de equinos Arsênio Sampaio Barreto, no Parque João Martins da Silva, foi o centro das atenções de centenas de crianças, jovens e adultos. Eles assistiram com interesse o show de montaria.

“No Brasil esta é a modalidade do esporte hípico com maior número de praticantes. Ela permite migrar para outras que estão se popularizando, a exemplo do team penning”, explica Ivoneide Sena, responsável pela filial baiana do Centro de Equoterapia e Equitação Nova Canaã, que tem sede em São Paulo.

“O contato com o animal pode ser terapêutico, está aí o sucesso da equoterapia, mas também ajuda qualquer pessoa a ter mais concentração, disciplina e aliviar o estresse”, garante.

Os métodos e as técnicas, criadas a partir da observação dos cavalos na natureza e adaptados numa linguagem que permite a perfeita interação entre homem e animal, vão ser mostrados durante toda a semana na Expofeira.

Além da categoria salto, a programação da Nova Canaã na Expofeira terá a equitação lúdica, para crianças a partir dos 4 anos de idade, e o Horse Pilates, método de trabalho corporal que une os benefícios da marcha do cavalo com a técnica do Pilates.

“A diferença é que a equoterapia é mais voltada para reabilitação neurológica, enquanto o Horse Pilates para o condicionamento físico”, pontuou Ivoneide. Outra modalidade é o Volteio, definida como ginástica sobre um cavalo em movimento. Além do Horsemanship, que traduzido ao pé da letra é a interação homem/cavalo.

“Toda vez que um ser humano estiver interagindo com um cavalo estará acontecendo um horsemasnhip”, explica a amazona. Na Bahia o Centro de Equitação está localizado na BA-084, entrocamento com a BR-324, entrada de Conceição do Jacuípe. O contato pode ser feito através do telefone (075) 3257-2205.

OUTRAS NOTÍCIAS