Tempo - Tutiempo.net

Em programa eleitoral Jairo Carneiro afirma que governo anterior perdeu verba de um milhão

Como disse governo anterior, o anterior foi do prefeito Tarcízio Pimenta. É preciso ouvir com isenção

AVENIDA AYRTON SENA

Alguém escreveu que num programa de rádio do horário eleitoral, que o candidato a Prefeito de Feira, Jairo Carneiro, disparou um torpedo contra a gestão do prefeito José Ronaldo (DEM), candidato à reeleição.

Afirmando que Jairo teria dito que o Prefeito José Ronaldo perdeu uma verba do Orçamento da União destinada a deficientes de Feira de Santana.

Jairo não fez essa declaração de forma explícita, o pronunciamento dizia que a verba destinada por ele no Orçamento na União no valor de 1 milhão de reais, foi no governo anterior e que o prefeito não foi buscar essa verba.

A verba, segundo o ex-deputado federal e candidato pelo PP, foi de 1 milhão de reais para uma unidade de saúde destinada a pessoas com deficiências.

“O custo total seria de dois milhões de reais e a sustentação através do SUS, mas o Prefeito não foi buscar o dinheiro. Não foi buscar o dinheiro some, volta para a União“, disse.

Vejamos, quando um deputado destina uma verba para qualquer município e essa verba está condicionada a uma obra na qual a Prefeitura tem que investir o mesmo valor, deve-se manter contato para saber se existe disponibilidade do investimento no orçamento do município.

Porque se pode correr o risco do município não dispor dos recursos para a contra partida. Dessa forma a verba termina não vindo e quando vem pode retornando para união.

Muitos deputados federais fazem dotação orçamentária e destina o recurso não para a prefeitura, envia direto para o estado realizar a obra.

Os prefeito não podem administrar nem os recursos e nem a obra. Recentemente aconteceu um fato dessa natureza em Feira de Santana.

O deputado federal Fernando Torres, que fazia oposição ao prefeito, destinou 5 milhões de reais para a construção da Avenida Airton Sena, mas o recurso foi direto para o Governo do Estado realizar a obra.

O prefeito já tinha uma destinação de recursos do senador João Durval Carneiro no mesmo valor, e a verba foi destinada para a prefeitura realizar a construção da avenida.

 O prefeito optou pelo recurso  do senador que já estava depositado na Caixa Econômica e construiu a Avenida.

Resultado, ocorreu um jogo político partidário, até o estado chegou a oferecer mais 5 milhões de reais.

Ou seja, a Avenida seria construída com um custo de 10 milhões de reais. A obra foi realizada pela prefeitura com pouco mais de 5milhões.

Agora nesse período eleitoral as interpretações geralmente ocorrem para beneficiar interesses, e descontruir outros. Mas a verdade sempre prevalece, exceto algumas exceções, como foi o caso do impeachment de Dilma Rousseff.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS