Tempo - Tutiempo.net

Manuel Otero promove novas alianças nos EUA para o desenvolvimento agrícola

Diretor-geral do IICA promove novas alianças nos EUA para o desenvolvimento

O diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, iniciou hoje uma agenda de trabalho nos Estados Unidos, onde terá reuniões com autoridades de organismos internacionais e de agências governamentais e de crédito para consolidar alianças em favor do desenvolvimento agrícola e rural, principalmente nas regiões mais vulneráveis.

Otero participará da sessão inaugural da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e se reunirá com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, na sede deste organismo de crédito em Washington.

Logo depois de assistir à segunda sessão plenária da OEA, Otero estará presente à abertura do evento de celebração dos 20 anos de criação do Fontagro. Trata-se de um mecanismo de financiamento de projetos de inovação da agricultura familiar, patrocinado pelo IICA e pelo BID.

Nesse evento, serão debatidos o financiamento para o setor agropecuário da América Latina e do Caribe e também a agenda de futuro 2030-2050 dessa atividade.

“Vamos renovar nosso compromisso institucional com o Fontagro e dizer que acreditamos firmemente que a aliança entre o Fontagro, o IICA e o BID reforça uma visão compartilhada que se traduz em mais e melhores oportunidades para a agricultura na América Latina e no Caribe”, assinalou Otero.

Em Washington, a agenda do diretor-geral do IICA incluirá um encontro com o subsecretário para Assuntos Exteriores de Comércio e Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Ted McKinney.

Em Nova York, posteriormente, Otero se reunirá com membros da Fundação Clinton para explorar iniciativas conjuntas no Caribe.

Como parte de sua agenda de trabalho com a Organização das Nações Unidas (ONU), o diretor-geral do IICA se reunirá com Liu Zhenmin, secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU. Também se encontrará com Yannik Glemarec, subdiretor-executivo da ONU Mulheres, e com o embaixador argentino junto a esse organismo, Martín García Moritán.

IICA

OUTRAS NOTÍCIAS