Tempo - Tutiempo.net

O porto da China recebeu carga de soja dos EUA

Há mais de um ano EUA e China vêm aumentando tarifas sobre produtos importados — Foto: GETTY IMAGES

Um navio carregado com soja dos Estados Unidos descarregou sua carga nesta sexta-feira (21) no porto de Qingdao, na China, mostraram dados de navegação, em meio a uma trégua na guerra comercial entre norte-americanos e chineses.

O Star Laura, originalmente carregado com 69.298 toneladas em Seatlle, chegou ao ancoradouro externo de Qingdao no início de novembro.

Entenda a guerra comercial e seus possíveis impactos

O calado da embarcação agora está a 44% de sua profundidade máxima, indicando que ela esvaziou sua carga, segundo dados do Refinitive Eikon.

O navio mudou de destino para a Coreia do Sul no início de novembro, mas voltou ao porto na província ao leste de Shandong em dezembro, ainda totalmente carregado, indicando que não havia descarregado naquele momento, apesar da mudança de rota.

A China retomou compras de soja dos EUA mais cedo neste mês, após os dois países acertarem uma trégua de 90 dias em sua disputa durante um encontro na Argentina.

Pequim já comprou desde então cerca de 3 milhões de toneladas de soja dos EUA, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA, e mais cargas devem ser fechadas.

Mas as tarifas de Pequim sobre os embarques da oleaginosa dos EUA seguem em vigor.

A China estabeleceu uma tarifa de 25% sobre uma lista de produtos dos EUA, incluindo a soja, em 6 de julho, em resposta a movimento similar dos EUA.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS