Tempo - Tutiempo.net

Agricultores do semiárido recebem doação dos produtores do oeste

Apesar da seca e do ataque da lagarta Helicoverpa Armigera, que causou a perda em média de 20% da produção de milho, soja e algodão, os produtores do Oeste entenderam que ainda têm o que doar e, exercitando a solidariedade, estenderam mais uma vez as mãos para os pequenos criadores do semiárido, abraçando pelo segundo ano a campanha SOS Seca, promovida pela Secretaria da Agricultura da Bahia, Aiba e Apaba”. Foi o que disse o vice-presidente da Associação dos Agricultores da Bahia (Aiba),Celestino Zanela, no momento em que 22 carretas, carregadas com 400 toneladas de milho, feno e caroço de algodão, deixavam o Complexo Bahia Farm Show, em direção a 15 municípios do semiárido baiano, castigado pela pior seca da história.

Para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “uma ação como essa não tem preço. Essa doação vai atender a milhares de pequenos criadores, os mais carentes, que não tem condições nem mesmo para comprar o milho subsidiado da Conab”. De acordo com ele, os 15 municípios que vão receber a doação foram selecionados por meio de critérios que consideraram a gravidade dos efeitos da seca e a bacia leiteira, e também alguns que se destacam pelo rebanho de caprinos e e ovinos, como Uauá e Jussara.

As 400 toneladas que estão sendo doadas serão levadas aos municípios de Uauá, Conceição do Coité, Baixa Grande, Iaçú, Jeremoabo, Jussara, Maracás, Miguel Calmon, Senhor do Bonfim, Tapiramutá, Uibaí, Capela de Alto Alegre, Ipirá, Riachão do Jacuípe e Rui Barbosa.

As doações de grãos e subprodutos vão ajudar a evitar a morte de animais dos pequenos produtores que estão sofrendo com a seca no semiárido baiano. Após a saída dos caminhões, aconteceu a pré-abertura da Bahia Farm Show, exclusiva para a imprensa. A abertura oficial da feira foi realizada às 10 horas desta terça-feira (28), com as presenças do governador Jacques Wagner e do secretário Eduardo Salles.

Fonte: Redação / Seagri

OUTRAS NOTÍCIAS