Tempo - Tutiempo.net

Agronegócio coloca animais silvestres em risco

Animais feridos

O número de animais silvestres lesionados e machucados por queimadas e desmatamento aumentou consideravelmente nos últimos anos, tornando urgentes ações de proteção ambiental e projetos que oferecem cuidados veterinários para recuperar os animais e devolvê-los a natureza.

Uma das iniciativas é o projeto desenvolvido pela bióloga e veterinária Cristina Cabral, apresentado na edição de hoje (5) do Programa Bem Viver.

Ela deixou a capital paulista no começo da pandemia de covid-19 para se dedicar ao resgate e reabilitação de animais selvagens na Serra da Mantiqueira, região montanhosa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Hoje, ela está à frente do Instituto de Educação Santuário Francisco da Mantiqueira. O local abriga espécies que foram prejudicadas pela intervenção humana no meio ambiente, como atividade industrial, agronegócio, queimadas e desmatamento.

Novos ministros

Tomou posse ontem a nova ministra do Meio Ambiente e de Mudanças do Clima, Marina Silva. Em seu discurso, a ambientalista falou sobre a nova estrutura da pasta, que terá como prioridade combater o desmatamento e às mudanças climáticas.

Marina relembrou o desmonte promovido na área ambiental pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e homenageou ativistas assassinados, como o indigenista Bruno Pereira.

Também assumiram os cargos ontem a ministra do Esporte, Ana Moser, e o ministro da Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, que também é vice-presidente.

Segundo Ana Moser, o a prioridade do presidente Lula é democratizar a prática esportiva, permitindo que todos os brasileiros, em qualquer localidade, tenham acesso ao esporte. Ela destacou que o Brasil é um dos países mais sedentários do mundo, com apenas 30% população ativa.

Na indústria, Alckmin falou sobre a expansão do setor, ressaltando a urgência de preservar o meio ambiente. Segundo o novo ministro, a sustentabilidade deve ser o ponto de partida de toda a política industrial.

Um dos momentos marcantes da semana foi a posse do ministro dos Direitos Humanos, o advogado e professor Silvio Almeida. No seu discurso, ele afirmou que a pasta está arrasada pelo desmonte promovido pela gestão Bolsonaro e emocionou o público ao citar suas referências de luta, como Zumbi, Dandara, Luiz Gama, Marielle e Pelé.

Edição: Sarah Fernandes/cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS