Tempo - Tutiempo.net

Bahia apresenta seu potencial em fruticultura para públicos nacional e internacional na Fruit Attraction

Feira nacional e internacional na Fruit Attraction

A maior feira de fruticultura da América Latina começou nesta terça-feira (16), em São Paulo, e a agricultura familiar da Bahia está marcando presença, levando a diversidade da sua produção para mais de 200 expositores nacionais e internacionais.

 Neste primeiro dia de evento, o destaque foi o Fruit Fórum, onde as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) apresentaram seus potenciais de produção, comercialização e exportação.

O titular da SDR, Osni Cardoso, fez uma palestra que destacou o compromisso e responsabilidade do Governo do Estado com a produção no campo, desde a base até as prateleiras.

Estar aqui, em São Paulo, apresentando nossa agricultura familiar para o mundo é uma conquista. Significa que o campo avançou, que o Governo do Estado foi assertivo em suas políticas públicas e que agora podemos alçar novos e maiores voos.

A Bahia está protagonizando a maior feira de exportadores da América Latina”, celebrou Osni.

Para Wallison Tum, secretário da SEAGRI, “é uma honra destacar o potencial da fruticultura do nosso estado na Fruit Attraction.

A Bahia é um celeiro de diversidade e qualidade, onde o clima, o solo, a dedicação dos nossos produtores e o apoio do Governo do Estado se unem para produzir frutas que não só alimentam, mas também encantam paladares em todo o mundo.

Nossa participação neste evento é uma vitrine para o que temos de melhor e um passo importante para fortalecer ainda mais a posição da Bahia como líder no setor frutífero”.

Com uma produção diversificada, de qualidade e baseada em princípios agroecológicos, as cooperativas baianas mostram sua capacidade de abertura de novos mercados e expansão de comercialização.

Recentemente, um contêiner com 12 toneladas de produtos da agricultura familiar foi exportado para Portugal, levando a diversidade de mais de 50 produtos de 11 cooperativas baianas.

Apoiadas pelo Governo do Estado e geridas pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), essas cooperativas e seus produtos estão prontos para extrapolar o mercado nacional e encantar o mundo.

Com informações da SDR

OUTRAS NOTÍCIAS