Tempo - Tutiempo.net

Em visita do ministro do Desenvolvimento Agrário governo apresenta estratégias de escoamento de produtos da agricultura familiar

Produção agricultura familiar e o seu escoamento

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, visitou as instalações do Centro de Distribuição e do Empório da Agricultura Familiar durante estadia em Salvador.

Estes espaços fazem parte das estratégias da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de contribuir com o escoamento e a comercialização dos produtos da agricultura familiar baiana.

As visitas foram conduzidas pelo secretário da pasta, Osni Cardoso, que apresentou duas das estratégias do Governo da Bahia que impulsionam o acesso da agricultura familiar a mercados.

“Nos dois espaços visitados, há produtos de várias cooperativas e associações à disposição da população e dos mercados que desejam comercializar nossos produtos. Além de facilitar a venda, com esses espaços buscamos garantir que alimentos saudáveis e de qualidade cheguem às mesas dos baianos”.

Inaugurado em 2018, o Centro de Distribuição da Agricultura Familiar está localizado no bairro de Itapuã, na capital baiana.

Já o Empório da Agricultura Familiar fica no Mercado do Rio Vermelho e conta com restaurante que serve pratos regionais com o sabor e tempero da Bahia.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2,2 milhões nas duas iniciativas.

Para o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, as experiências baianas se destacam no cenário nacional.

“A Bahia demonstra um modelo avançado de comercialização das cooperativas da agricultura familiar, mostrando diversidade ao mesmo tempo em que possui agroindústrias sofisticadas e uma estratégia de comercialização. Acredito que isso aqui seja uma experiência avançada que os baianos têm para o Brasil.

Precisamos trocar experiências e replicar esses modelos. Saio daqui muito feliz e animado para que possamos construir um sistema nacional muito semelhante ao que vi aqui hoje”, enfatiza Paulo Teixeira.

Ambos os espaços foram financiados pelo Governo do Estado, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e geridos pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes Bahia).

Ascom/SDR

OUTRAS NOTÍCIAS