Tempo - Tutiempo.net

Fórum de Gestores da Agricultura da Bahia acontecerá paralelo à Feira de Negócios– Origem Week, em Salvador

Forum de gestores agronegócio municípios baianos

Com objetivo de proporcionar diálogos entre os seus representantes e acompanhar as políticas públicas e programas governamentais sobre o setor agropecuário, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) realizará o segundo encontro do Fórum de Gestores da Agricultura da Bahia, no dia 09 de junho, às 8h, no Centro de Convenções de Salvador.

O evento acontecerá em paralelo à Feira de Negócios – Origem Week, evento promovido com a parceria da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), que reunirá mais de 250 marcas da produção agropecuária da Bahia, com destaque para a agricultura familiar e visa impulsionar produção gourmet da Bahia associada ao turismo.

O Feagri propõe-se a desenvolver habilidades e formação dos gestores municipais, nas áreas de acesso às políticas públicas, créditos e assistência técnica rural.

A iniciativa busca estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o impulsionamento econômico e social.

“O setor agropecuário é muito representativo na Bahia. Gera um terço dos empregos, representa 27,1% do PIB do Estado, além de ser responsável por mais de 50% das nossas exportações.

Diante da importância desse segmento, o Fórum significa um espaço de aproximação entre Estado e municípios, que visa tratar dos principais desafios e oportunidades do setor agropecuário”, ressaltou o titular da pasta, Leonardo Bandeira.

Criado e coordenado pela Seagri, o fórum atende à Portaria 70/2021, publicada em outubro de 2021, que institui o Feagri, que está aberto à adesão dos 417 municípios do estado.

O fórum é constituído por gestores municipais das esferas de desenvolvimento da agropecuária, sendo secretários, diretores e coordenadores.

Para Thiago Guedes, assessor especial da Seagri, “o fórum irá direcionar, de forma assertiva, políticas públicas que venham a atender às demandas e necessidades do gestor municipal e das ações do desenvolvimento do município e o objetivo instigar que cada gestor municipal presente elabore um programa municipal de desenvolvimento agropecuário, levando essa política, de forma objetiva, para o seu município”.

Para participar do evento, o interessado deverá preencher o formulário online disponibilizado pela Seagri. O link também estará disponível na bio do perfil do Instagram da Secretaria.

Seagri

OUTRAS NOTÍCIAS