Tempo - Tutiempo.net

Governador se reúne com representantes de entidades do campo para traçar ações de fomento

Reunião do Governador Jerônimo com a FETAG.BA

Em continuidade às celebrações pelo Dia Internacional da Agricultura Familiar (25), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu representantes das federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/BA) e dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetag/BA).

Os encontros realizados, nesta quarta-feira (26), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, fortalecem e estruturam as agendas de trabalho e pactos de pautas para a unidade no campo.

Jerônimo ressaltou a importância do contato com as entidades representativas dos setores produtivos do estado, reafirmando o compromisso do governo em atender às demandas das categorias dos trabalhadores rurais.

“Nós começamos uma rodada de diálogo com os movimentos sociais do campo, com a pauta de políticas públicas, de relações estabelecidas com base em produção agrícola, em cuidado com o meio ambiente, em fortalecer a possibilidade de a juventude permanecer no campo, garantindo qualidade de vida”, destacou Jerônimo.

O coordenador-geral da Fetraf/BA, José de Jesus Santana pontuou que a reunião teve grande importância para o debate sobre as demandas dos trabalhadores rurais baianos, uma vez que possibilitou o diálogo direto entre as partes e a entrega formal de pautas de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.

“A pauta da agricultura familiar, do projeto de desenvolvimento do estado, passa pela organização da produção, pela comercialização, pela industrialização dos produtos, pela inserção no mercado.

E, para poder andar, precisamos dessa parceria entre os governos federal e estadual. Estamos presentes em 24 territórios, representando 200 municípios”.

Entre os temas abordados pelos representantes, incluem-se questões como a agricultura familiar na Bahia, reforma agrária e acesso à terra, inclusão sócio-produtiva, inovação tecnológica e geração de renda, de meio ambiente e sustentabilidade, formação, qualificação e educação do campo.

As trabalhadoras e os trabalhadores também discutiram questões sobre o equilíbrio hídrico e saneamento, além de estratégias de convivência com os territórios semiáridos, matrizes energéticas, infraestrutura e melhorias na qualidade de vida, segurança pública, esporte, cultura e lazer, saúde, assistência técnica, bem como sobre as estratégias de comunicação e acesso ao mercado.

As condições de trabalho das mulheres do campo, das florestas e das águas também foram destaque dentre as pautas das categorias, bem como aspectos relacionados à juventude, raça, etnia e terceira idade.

“Esse primeiro diálogo é muito importante para nós da Fetag, que fazemos parte desse projeto político, de fortalecimento das políticas públicas para a agricultura familiar, sobretudo para estreitar ainda mais essa relação, tanto política como institucional da nossa federação com o Governo do Estado”, destacou João da Cruz, presidente da Fetag/BA.

Participaram dos encontros os secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Deivison Magalhães, de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, e de Infraestrutura, Sérgio Brito.

Ainda estiveram presentes às reuniões, as secretárias de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes, de Promoção da Igualdade Racial, ngela Guimarães e de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, entre outros.

Laís Nascimento

OUTRAS NOTÍCIAS