Tempo - Tutiempo.net

Iniciada colheita de guaraná no Baixo Sul da Bahia

Teve início o período de colheita do guaraná no município de Taperoá, no Baixo Sul do Estado. As plantações do fruto ocupam 7.600 hectares de área plantada, e asseguram a renda de 2.500 famílias rurais na região, que contam com a assessoria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), através de seu Posto Avançado (Pavan), em Taperoá, que acompanha neste período os trabalhos de colheita, beneficiamento e comercialização.

O técnico da empresa, Gerval Teófilo, comenta que diariamente são realizados serviços de acompanhamento da produção de guaraná.

Em 2012, o município produziu 800 toneladas de guaraná. Estima-se que para a safra 2013 sejam produzidas 650 toneladas de grãos, o que resulta numa perda de pouco mais de 18% da produção, por conta dos efeitos da estiagem prolongada no Estado.

A comercialização do guaraná é feita diretamente pelos produtores, que se organizam através de cooperativas ou de forma informal para realizarem a venda da produção. A Cooperativa Agrícola Mista Projeto Onca – Campo destaca-se na produção de guaraná orgânico, que nesta safra é vendido por R$ 25/kg e U$ 18/kg.

Fonte: Redação / Seagri

OUTRAS NOTÍCIAS