Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura de Feira beneficia pequeno agricultor com distribuição de sementes

Distribuição de sementes

Enquanto Antonio Machado Lopes observava a terra sendo revolvida para o plantio, vizinho a sua propriedade, na associação, eram distribuídas as sementes de milho e feijão.

O ato foi acompanhado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e Joedilson Machado, secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

No distrito de Humildes, 1.599 pequenos agricultores estão sendo beneficiados. A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, tem por objetivo atender tanto os moradores da sede quanto das comunidade da zona rural, entre elas, Alecrim Miúdo, Pau Seco, Terra Dura, Fazenda Campestre, Bom Viver e Vila Fluminense.

Ao todo são mais de 19 mil famílias dos oito distritos a serem beneficiadas com as sementes.

A previsão é atender todas as comunidades até a próxima terça-feira, 24.

A entrega teve início no final de semana na Tapera I, em Jaíba. Na terça-feira, 17, foi a vez dos agricultores dos distritos de Jaguara e Bonfim de Feira receberem os grãos.

Este ano a quantidade de sementes adquirida pela Prefeitura foi de 75 toneladas – 50 de feijão e 25 de milho, 25% a mais com relação ao ano passado, quando forem entregues 60 toneladas.

A distribuição segue um cronograma traçado pela secretaria de agricultura, que está sendo cumprido pelas Associações comunitárias. Para cada agricultor são três litros de feijão e 1,5 de milho.

Antes de ir ao distrito de Humildes, o prefeito foi até as comunidades Nossa Senhora das Candeias e Tapera II, localizadas em Jaíba. Nestes dois povoados a Prefeitura vai atender 1.135 famílias – em todo o distrito são 1.578 agricultores a serem contemplados.

Moradora da comunidade Nossa Senhora das Candeias, a agricultora Veronice Pereira dos Santos, 58, tem nas mãos as marcas deixadas pela enxada. Desde os sete anos trabalha no campo. “Meu prazer é esse: levantar cedinho para ir cuidar da roça”. Hoje, após colher maxixes da sua pequena horta, foi até a associação pegar as sementes.

“Estou muito feliz com essa grande ajuda da Prefeitura. Acordei 5h, já capinei, separei uns maxixes e vim pra cá.

Daqui vou voltar pra roça. A partir da outra semana começo a plantar. Com fé em Deus vamos ter chuva o suficiente para uma boa colheita”.

cljornal com informações da Secom

OUTRAS NOTÍCIAS