Tempo - Tutiempo.net

Começa Festival de Curtas Kinoforum com filmes que ‘mostram que nossa vida está em jogo’

Filme Terra Mater

Começa nesta quinta-feira (24) a 34º edição do Festival Internacional de Curtas Kinoforum, levando para São Paulo 301 filmes de 53 países. O evento gratuito e aberto a todo público se estende até o dia 3 de setembro.

Além das 43 salas de cinema da capital paulista, a programação pode ser vista de qualquer lugar pelas plataformas digitais, disponibilizadas no site do Festival.

O evento traz filmes clássicos de diretores consagrados, como, por exemplo, Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade.

“Desses 301 filmes que vão ser exibidos, por baixo, uma centena desses filmes não vão ser mais projetados em tela grande no Brasil”, afirma Francisco Cesar Filho, coordenadora dos Programas Brasileiros do Festival.

Mas o foco do evento é trazer filmes à quente, produzidos ainda este ano e que expliquem “por que nossa vida está em jogo”, defende Val Gomes, que também integra a coordenação dos Programa Brasileiros do Festival.

“O curta metragem reflete muito do nosso momento político. Tudo que foi represado nos últimos anos está nos curtas. Tem, principalmente, uma questão com o meio ambiente, com os povos originários”.

Quem for ao Festival poderá acompanhar mostras especiais de retrospectiva dedicada a três cineastas indígenas: Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro.

“Se houve um refluxo nos direitos indígenas no Brasil nos últimos anos, tivemos um avanço no audiovisual produzido por indígenas”, ressalta Gomes.

Outro destaque é o filme inédito “Onde a Floresta Acaba”, que recupera viagens do jornalista britânico Dom Phillips, assassinado na Amazônia em junho do ano passado. A exibição será acompanhada pela viúva de Philipps, Alessandra Sampaio.

Internacionalmente, o evento traz o último filme do cineasta francês Jean-Luc Godard, que faleceu no passado, “Trailer do Filme Que Nunca Existirá: ‘Guerras de Mentira’”.

A programação deste ano se dedicou a uma mostra Infantojuvenil, com programas voltados a crianças e adolescentes, além de atividades presenciais.

As exibições e atividades paralelas acontecem no Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta e Museu da Imagem e do Som, além de outros espaços espalhados pela capital paulista.

Com informações do BF

OUTRAS NOTÍCIAS