Tempo - Tutiempo.net

Documentário sobre o Bicentenário da Independência da Bahia estreia sexta-feira (7), no cinema Glauber Rocha

Documentário sobre a Independência da Bahias

Nesta sexta-feira (7), a TV Conexões e a TV Educa Bahia, vinculadas à Secretaria da Educação do Estado (SEC), vão realizar o lançamento do documentário ‘Caminhos da liberdade: o Bicentenário da Independência da Bahia – 1823 – 2023’.

O evento ocorrerá às 15h30, no Cinema Glauber Rocha, situado próximo à Praça Castro Alves, em Salvador.

A primeira apresentação do docudrama contará com a participação de mais de 600 alunos dos colégios estaduais Góes Calmon, Alípio Franca, Presidente Costa e Silva, Mário Augusto Teixeira de Freitas e Mário Costa Neto. Além disso, a transmissão simultânea ocorrerá na TV Kirimurê e no canal do YouTube da TV Conexões.

Com roteiro e direção de Robson Costa e Sérgio Ramos e direção de cena de Murilo Deolino, o filme traz como protagonistas as heroínas e os heróis, representantes do povo que marcaram a história ao longo desses 200 anos.

Estão em destaque figuras como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. A obra também fala sobre a atuação crucial dos “Caretas do Mingau” de Saubara, no Recôncavo, e dos “Encourados de Pedrão”, do Nordeste do Estado, para a conquista da independência.

O docudrama está legendado em inglês e espanhol, ampliando seu alcance internacional.

O documentário também será transmitido pelo canal do YouTube da plataforma JC concursos, de São Paulo, bem como pelos sindicatos dos professores de São Paulo, Paraná e Brasília.

Em setembro, a película será exibida na Universidade de Coimbra, em Portugal, e em novembro será veiculada na TV Estatal da Martinica, alcançando um público ainda mais diversificado.

SEC

OUTRAS NOTÍCIAS