Tempo - Tutiempo.net

Breno Altman diz que sionismo já pode ser comparado ao nazismo

Benjamin Netanyahu e a destruição de Gaza

O jornalista Breno Altman, editor do Opera Mundi, fez uma afirmação contundente, sugerindo que o sionismo praticado pelo Estado de Israel pode ser comparado ao nazismo.

Altman, conhecido por suas análises políticas e visão crítica sobre o Oriente Médio, justificou sua mudança de postura, destacando a suposta adoção de táticas semelhantes às utilizadas pelos maiores carrascos antissemitas.

Altman expressou suas preocupações em relação às práticas de Israel, afirmando que o país, ao copiar as táticas de outros regimes historicamente associados a atos antissemitas, está agora sujeito à comparação com o nazismo.

O jornalista argumenta que, ao adotar estratégias semelhantes, Israel compromete sua imagem internacional. Confira:

A declaração de Altman ocorre em um momento crucial, quando a Corte Internacional de Justiça (CIJ) está prestes a tomar uma decisão sobre o caso da África do Sul contra Israel por genocídio na Faixa de Gaza.

O escritório de imprensa da CIJ informou que a decisão pode ser esperada em breve, dada a urgência das medidas temporárias solicitadas pela África do Sul.

A África do Sul acusa o exército de ocupação israelense de cometer genocídio em Gaza, alegações que estão sendo investigadas nas audiências públicas iniciais do Tribunal Internacional de Justiça.

A decisão iminente da CIJ adiciona mais pressão à situação já tensa na região, enquanto as alegações de genocídio continuam a gerar debates intensos sobre as políticas e práticas de Israel.

OUTRAS NOTÍCIAS