Cuíca de Santo Amaro será exibido no Cuca com entrada franca

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

O filme documentário de longa metragem Cuíca de Santo Amaro, poeta e trovador que inspirou personagens de Jorge Amado, chega finalmente a Feira de Santana. Depois de exibido em festivais de cinema no Brasil e no exterior e estrear com sucesso de crítica no circuito comercial em Salvador, o filme prossegue sua jornada em universidades, centros de cultura e cinemas de 29 cidades do interior.

Nesta terça-feira (15) será a vez do filme ser exibido em Feira de Santana, no Cuca, às 19h, com entrada franca. Além de exibir o filme, o programa inclui lançamento do DVD com cinco extras e material pedagógico, lançamento do livro “A Verve de Cuíca” e debate com os realizadores. O DVD será distribuído gratuitamente para escolas, universidades, instituições e grupos culturais locais.

Jorge Amado considerava Cuíca de Santo Amaro o maior trovador popular da Bahia e o incluiu em quatro de suas obras: “Bahia de Todos os Santos”, “A morte e a morte de Quincas Berro D ‘Água”, “Pastores da Noite” e “Tereza Batista Cansada de Guerra”. Além de citar o cordelista nesses livros, Jorge Amado criou um personagem inspirado em Cuíca, o Curió, presente em “Pastores da Noite” e em “A Morte e a morte de Quincas Berro D ‘Água”.

Com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, até este momento o documentário de longa metragem já foi exibido no Recôncavo (Santo Amaro, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Camaçari e Cruz das Almas); no Sul e Extremo-Sul da Bahia (Itabuna, Ilhéus, Mutuípe, Valença, Eunápolis e Santa Cruz de Cabrália); no Sudoeste (Jequié e Vitória da Conquista); e na Chapada (Rio de Contas, Lençóis e Itaberaba).

Fonte: Redação/ Ascom – Uefs

OUTRAS NOTÍCIAS