Tempo - Tutiempo.net

Duas crianças podem ter morrido no incêndio em um casarão tombado pelo IPHAN em Cachoeira

O tio-avô de duas crianças de 3 e 5 anos, que podem ter sido vítimas de um incêndio em um casarão no centro de Cachoeira, no recôncavo baiano, no domingo (12), disse que ouviu os meninos gritarem por socorro. “Eu ouvi eles me gritando: ‘me tira daqui, me tira daqui’. Cheguei a falar com eles. Eles disseram que estavam morrendo. Me desesperei, desci para pedir socorro. Não deu mais tempo”, relata Ednaldo Oliveira Silva.

Irmão da avó materna das crianças, Ednaldo não estava no imóvel no momento da tragédia. Morador vizinho, ele conta que viu as chamas de longe e entrou no casarão para ajudar as vítimas. “Não consegui, não consegui. Não aguento lembrar”, desabafa.

Morador do casarão e irmão da mãe das vítimas, Francisco Neves Lima Junior, de 31 anos, destaca que estava na rua quando soube que o imóvel foi incendiado.

“Estava no bar quando me disseram que a casa estava pegando fogo. Corri. As crianças gritavam por socorro”, afirma. Lima Júnior diz que o fogo se espalhou rapidamente no imóvel, impedindo o socorro dos meninos. “É muita madeira. O incêndio tomou logo conta”, atesta.

O tio dos meninos acrescenta que a casa tinha 12 quartos e que no local moravam cerca de 14 pessoas. “Ficou tudo destruído”, disse. O casarão pertence à família e, segundo moradores, foi reformada há dois anos.

Mãe e avó sobrevivem
Uma mulher de 39 anos e a mãe dela, uma idosa, que é cadeirante, conseguiram sair do casarão que pegou fogo em Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo Baiano, na tarde de domingo, segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com a PM, dois meninos de três e cinco anos, filhos da mulher que sobreviveu, não conseguiram sair do casarão e podem ter morrido durante o incêndio.

A mulher contou à polícia que não conseguiu resgatar os menores porque o quarto em que estavam foi tomado pelo fogo e por isso saiu para pedir ajuda.

Crianças de 5 e 3 anos estão desaparecidas
Crianças de 5 e 3 anos estão desaparecidas

O sub-tenente Boudoux da Polícia Militar informou que a mãe das crianças está medicada após o incêndio. “O irmão das crianças, de 24 anos, disse que eles [as crianças] poderiam estar com fogos de artifício dentro do quarto”, disse o sub-tenente da PM,

Na manhã desta segunda-feira (13), a PM aguarda a chegada de equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Santo Amaro, a cerca de 40 quilômetros, para confirmar a morte das crianças e realizar perícia no local. Segundo a PM, uma loja de eletrodomésticos ao lado do casarão também foi atingida pelo fogo e o telhado caiu.

A polícia informou que o casarão fica localizado na Rua da Feira, e que o fogo começou por volta das 16h30.

chamas

Ainda segundo a polícia, duas equipes do Corpo de Bombeiros, de Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, chegaram ao local por volta das 18h e conseguiram apagar as chamas. Conforme a PM, a cidade deCachoeira não conta com unidade dos Bombeiros.

Não há informações sobre o que pode ter motivado o incêndio. Segundo a polícia, somente as paredes laterais e a fachada do casarão permanecem em pé. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conforme a PM.

Henrique Mendes/Fotos: WhatsApp

OUTRAS NOTÍCIAS