Tempo - Tutiempo.net

Festival Cultural Pangeia enaltece as artes afrodiaspóricas

Festival Cultural Pangeia

Artistas das quebradas, imigrantes e refugiados têm a oportunidade de apresentar ao mundo todo seu talento em uma edição virtual do Festival Cultural Pangeia, que pode ser conferido de 1º a 13 de dezembro, por meio do site, do Facebook e do YouTube do evento.

Com o tema “Conexão Américas e África”, a terceira edição do evento tem a missão colocar em evidência as conexões entre os brasileiros e as culturas de outros povos, mesmo diante da barreira geográfica que os separa.

Para isso, a programação está repleta de atividades incríveis, como uma exposição de arte, mesas de debates, mostra de curtas-metragens, performance, dança, música, teatro, contação de histórias e até recital de poesia.

A “Exposição Origens #3”, com curadoria de Priscila Magalhães, exibe online mais de 50 obras de Isabela Alves “Afrobela”, Cauã Bertoldo, Cassimano, Paulo Chavonga e Ione Maria.

Os trabalhos criam uma reflexão sobre os resultados da diáspora africana nas realidades periféricas em que esses artistas vivem.

Já a “Mostra Memórias Subterrâneas” exalta trabalhos de artistas de várias linguagens que aproximam as identidades sociais, culturais e simbólicas entre os povos das Américas e a África.

Entre as atrações da mostra, destacam-se o show “Toques e Cânticos aos Orixás”, do grupo Ilu Egbá, que tem a proposta de difundir e preservar a tradição dos tambores e atabaques; live paint com Ione Maria; o espetáculo teatral “Corre Menino”, do Anomia Coletivo, sobre um jovem assassinado a caminho da escola; e contação de histórias com a artista Agbalá Conta, que usa uma cabaça mágica para guardar todos os contos das ancestralidades pretas.

Outro destaque é o Festival de Curtas Pangeia (FIC Pangeia), que disponibiliza 18 filmes na plataforma TodesPlay, durante todo o mês de dezembro.

Boa parte dessas produções foi escolhida via edital e todas tratam de temáticas sociais, como questões de gênero, preocupação ambiental, inclusão social e combate ao racismo.

Agora é só dar um pulinho  no site do Festival Cultural Pangeia e conferir a programação completa!. Vale uma visita e o acompanhamento.

Com informações doLivre

OUTRAS NOTÍCIAS