Tempo - Tutiempo.net

Governo da Bahia garante apoio de meio milhão a blocos independentes do Carnaval de Salvador

Carnaval da Bahia e os Blocos Independentes

Blocos independentes que fazem a festa, durante o verão, em diversos bairros de Salvador participaram de uma reunião com o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, o vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o titular do Turismo Maurício Bacelar, o superintendente da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufortur), Diogo Medrado e presidente da Bahiagás Luiz Gavazza.

Na ocasião, foi anunciado apoio estrutural e financeiro do Governo da Bahia no valor de R$ 500 mil para as festas realizadas pelas agremiações que já são tradicionais nas comunidades da capital baiana.

Os recursos financeiros são da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), da Sufortur e da Bahiagás.

Participaram da reunião representantes de blocos como Palhaços do Rio Vermelho, Bloquinhos de Santo Antônio e Banho de Mar à Fantasia.

“As festas realizadas pelos blocos independentes já se tornaram tradicionais na cidade de Salvador e apoiar esses festejos faz parte da política de fortalecimento da diversidade da cultura na Bahia.

Essa reunião mostra o empenho do governo para que essas festas nas comunidades aconteçam da melhor forma possível e garantindo as belezas das manifestações culturais”, diz o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

“A reunião foi uma iniciativa revolucionária. A escuta sensível do governador Jerônimo Rodrigues, que mobilizou os secretários e equipe da Secultba, Sufotur, Setur e Bahiagás para cuidar dos pré-carnavais de Salvador, é um momento histórico, uma grande oportunidade para discutir o Banho de Mar a Fantasia 2024, 2025 e 2026”, destaca Marcelo Teles, coordenador do Centro Cultural Que Ladeira é Essa, responsável pelo Banho de Mar à Fantasia.

O apoio aos blocos independentes vem sendo estruturado há meses pela Secult-BA para apoiar e qualificar esses festejos e manifestações tão importantes para a cultura baiana.

Os blocos que desfilam pelo bairro do Santo Antônio Além do Carmo que também vão receber apoio do governo do estado em infraestrutura e recursos financeiros.

A Secult-BA não mediu esforços e atuou na linha de ação diante de alguns impasses para a realização do carnaval dos blocos independentes, como foi o caso dos blocos do Santo Antônio.

“Atuamos na mediação com o Ministério Público, a Prefeitura de Salvador e a Política Militar para garantir a manutenção desses festejos no bairro, com o objetivo de fortalecer as expressões livres e democráticas desses coletivos culturais que tornam ainda mais plural o Carnaval de Salvador”, ressalta Monteiro.

Secult-BA

OUTRAS NOTÍCIAS