Tempo - Tutiempo.net

O racismo não está na cor da pele, está no caráter por Alberto Peixoto

Racismo falta de caráter

O racismo é a forma mais explícita da deformação do caráter do ser humano. Não há explicações para haver tratamento diferenciado ou tratamento inferior a partir da cor da pele de uma outra pessoa.

Vivemos em um Brasil onde a cor da pele ou a raça determina o destino das pessoas. Desde a época do Brasil colônia que os negros são tratados como mercadoria, humilhados e destinados a terem uma vida com obstáculos que não são adequados para qualquer ser humano.

Na teoria a escravidão foi abolida, mas no dia a dia ela se encontra encrustada nas entranhas dos abomináveis e primitivos de espírito. Este problema afeta a sociedade em vários níveis e um dos mais graves é o impacto que tem sobre o caráter das pessoas.

Quando alguém é vítima de racismo pode ser difícil manter a confiança em si mesmo e em sua capacidade de alcançar seus objetivos. Isso pode levar a uma perda de autoestima, autoconfiança e autorrespeito, prejudicando o desenvolvimento do caráter.

Por outro lado, aqueles que perpetuam o racismo também sofrem com sua falta de caráter.

O racismo é uma forma de discriminação que se baseia em estereótipos e preconceitos e aqueles que o praticam estão negando a humanidade e a dignidade daqueles que são diferentes deles. Isso sugere uma falta de empatia, compaixão e respeito pelos outros, características fundamentais de um caráter forte e saudável.

Para superar o racismo e construir um caráter forte e positivo é importante se educar sobre a história e a cultura das pessoas diferentes de nós. Também é importante ser aberto e curioso sobre as experiências dos outros e encontrar maneiras de se conectar com eles em um nível humano. Somente através do diálogo e da compreensão podemos superar o racismo e fortalecer nosso caráter.

Não importa a cor da pele nem o crespo dos cabelos, muito menos o verde azulado dos olhos. O que importa é o conteúdo das pessoas.

Alberto Peixoto

OUTRAS NOTÍCIAS