Tempo - Tutiempo.net

FIM DA SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL NO JAPÃO

Rendição do império Japonês

A rendição incondicional ocorreu quase quatro anos após o ataque às forças militares dos EUA em Pearl Harbor, no Havaí, e mais de uma década após o início das operações militares na Manchúria, China.

A assinatura oficial do armistício ocorreu em 2 de setembro de 1945, a bordo do navio de guerra USS Missouri na baía de Tóquio, quando o general Umezu Yoshijiro assina o documento de rendição em nome das Forças Armadas do Japão.

A rendição bélica do Japão, aconteceu em 15 de agosto de 1945, após o lançamento da segunda bomba atômica americana, dessa vez sobre a cidade de Nakasak.

O chanceler Mamoru Shigemitsu já havia assinado, em nome do governo. Os dois foram mais tarde julgados e condenados por crimes de guerra.

Umezu morreu na prisão e Shigemitsu ficou em liberdade condicional em 1950, servindo ao governo japonês até sua morte em 1957.

Todos os anos, uma celebração é feita na baía de Tóquio e no Budokan Hall (Salão de Artes Marciais), em memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial, reunindo milhares de pessoas, entre eles, veteranos de guerra, parentes das vítimas, turistas estrangeiros e locais, além das presenças ilustres do Imperador Akihito e outros membros do governo como o primeiro ministro.

Ukuni Tanaka

OUTRAS NOTÍCIAS