Tempo - Tutiempo.net

Trabalhadores vão às ruas em todo o mundo para marcar 1º de Maio

ESPANHA

Convocados pelos sindicatos, os trabalhadores espanhóis voltaram a sair às rua nesta segunda-feira, para exigir dos patrões e do governo empregos estáveis e salários dignos.

Os principais sindicatos, UGT e CCOO, convocaram 73 marchas em todas as capitais de províncias e nas cidades mais importantes para reivindicar emprego estável, salários justos, aposentadorias dignas e mais proteção social.

 

PORTUGAL

Milhares de pessoas marcharam em Lisboa, em uma jornada na qual os cidadãos reivindicaram que o trabalho “é um direito” e afirmaram que seguirão se mobilizando para defender as conquistas sociais.

“A luta continua”, “Maio está na rua” e “É urgente, é necessário, o aumento do salário”, foram alguns dos gritos dos manifestantes, que percorreram várias das principais avenidas da cidade.

 

GRÉCIA

Centenas de pessoas saíram nesta segunda-feira às ruas no centro de Atenas, seguindo a convocação do principal sindicato do setor privado (GSEE) e do setor público (ADEDY) para se manifestar contra as medidas que serão aplicadas após o acordo entre Governo e credores.

Outras organizações sindicais como a PAME, bem como a esquerda extraparlamentar, também reuniram centenas de pessoas no centro da capital.

FRANÇA

Os sindicatos franceses, que se manifestaram nesta divididos de acordo com as diferenças que mantêm em relação ao segundo turno das eleições presidenciais do próximo domingo, viram suas mobilizações serem interrompidas por distúrbios em Paris.

Segundo o Ministério do Interior, 142.000 pessoas participaram das manifestações organizadas por todo o país, embora a CGT tenha elevado essa cifra até 280.000.

França: Coalizão de Mélenchon vai fazer ‘plebiscito’ para decidir sobre apoio no 2º turno

Charge do Maringoni: As armas de destruição em massa de Brasília

Ministério Público do Trabalho reafirma que greve é direito fundamental

RÚSSIA

Dezena de milhares pessoas participaram nesta segunda-feira de uma marcha pela Praça Vermelha de Moscou por causa do Primeiro de Maio, organizada pelos sindicatos oficiais com o apoio do Rússia Unida, o partido do presidente russo, Vladimir Putin.

A polícia moscovita calculou em aproximadamente 130 mil os participantes da marcha para celebrar o Dia da Primavera e do Trabalho, que é como oficialmente denominada a festa na Rússia desde 1992.

“Por uma vida, um trabalho e um salário digno”, foi o lema central escolhido pelos organizadores da manifestação, embora também tenham sido vistos cartazes com slogans contra o terrorismo.

 

TURQUIA

A polícia turca deteve nesta segunda-feira dezenas de pessoas e usou gás lacrimogêneo para dispersar centenas de manifestantes em Istambul que, por conta das festividades de Primeiro de Maio, protestaram contra o governo e o presidente Recep Tayyip Erdogan.

Segundo o canal de notícias CNNTürk, cerca de 75 pessoas foram detidas no bairro de Gayrettepe quando aproximadamente 250 manifestantes queriam iniciar uma marcha de protesto.

Os manifestantes expuseram cartazes com lemas como “Que viva o 1 de maio. Não ao ditador”, enquanto a polícia fez disparos para o ar e usou gás lacrimogêneo.

 

CHILE

 

PARAGUAI

 

SRI LANKA

 

REPÚBLICA DOMINICANA

 

BRASIL

 

ALEMANHA

 

EUA

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS