Tempo - Tutiempo.net

A terapia de choque pode consertar a disfunção erétil

Tratamento de DE

Segundo um novo estudo, a “terapia de ondas de choque extracorpóreas” pode ajudar homens com disfunção erétil grave que não respondem bem a tratamentos com drogas.

Na pesquisa, a terapia aprimorou significativamente a função sexual dos pacientes, que continuaram a ver melhorias mesmo dois meses após o tratamento acabar.

Quase 30% deles alcançaram função sexual normal e já não precisam mais de medicamentos.

Ondas de choque extracorpóreas têm sido usadas para quebrar pedras nos rins, mas as ondas sonoras utilizadas no estudo para tratar a disfunção erétil (DE) eram muito menos intensas.

Nenhum homem relatou eventos adversos ou dor durante o tratamento, mas sentem que algo está contecendo.

Ondas sonoras de baixa intensidade melhoraram o fluxo sanguíneo para o coração, induzindo o crescimento dos vasos sanguíneos. Os pesquisadores afirmam que as ondas de choques melhoraram o fluxo sanguíneo para o pênis.

Um estudo anterior mostrou que a terapia com choques extracorpóreos beneficiava homens com leve a moderada DE. Principalmente os diabéticos, problemas de circulação, pressão alta e colesterol.

O novo estudo incluiu pacientes com DE mais grave, cuja condição não melhorou depois de tomar drogas.

A idade média dos homens no estudo foi de 61 anos. Os participantes foram submetidos entre 4 ou  12 sessões de choque ao longo de nove semanas. Após quatro sessões os participantes já sentiram os efeitos.

Os participantes preencheram um questionário para avaliar sua função sexual. A pontuação variava de 6 a 30, com pontuação inferior a 10 indicando de grave, e 26 a 30 indicando função erétil normal.

A pontuação média no início do estudo foi de 8,8. Dois meses após o tratamento, a média aumentou 10 pontos. Segundo os pesquisadores, para muitos homens, isto significa a diferença entre ser capaz e ser incapaz de alcançar a penetração vaginal.

Oito homens atingiram função sexual normal. Em média, os homens começaram a ver alguma diferença três semanas após o tratamento.

Quatro sessões custam em torno de 12 reais e podem ter efeitos por dois anos.

National Health Service (Reino Unido)

OUTRAS NOTÍCIAS