Tempo - Tutiempo.net

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos

Anvisa libera uso da vacina da Pfizer para crianças a partir dos 12 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer para crianças a partir dos 12 anos de idade. Com isso, a bula da vacina passará a indicar essa nova faixa etária para o Brasil.

Antes, esse imunizante estava autorizado para pessoas com 16 anos de idade ou mais. Até o momento, esta é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos.

A ampliação do uso da vacina foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório fora do Brasil que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo.

A vacina da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo para vacinas contra covid-19 no Brasil.

O governo federal possui um acordo que garante um total de 200 milhões de doses do imunizante até o fim do ano. Em abril, as primeiras remessas começaram a chegar ao País.

Vacina ignorada
A vacina da Pfizer é um dos assuntos tratados na CPI da Covid por omissão do governo brasileiro durante a gestão do general Eduardo Pazuello na Saúde.

A empresa teria enviado 81 e-mails ao governo brasileiro oferecendo doses. O primeiro teria sido em 17 de março de 2020, no início da pandemia.

Para justificar a demora em firmar contrato com a Pfizer, o coronel e ex-secretário executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco disse, na CPI na última quarta-feira, 9, que o Ministério, assm como o STJ e o Governo do Distrito Federal, sofreu um ataque de vírus, e sua caixa de e-mails ficou inoperante. Por isso, segundo ele, a demora na resposta à farmacêutica.

Além disso, Élcio Franco também disse que  farmacêutica “era muito redundante” ao emitir “por cinco vezes, um e-mail com o mesmo teor, quatro vezes no mesmo dia”.

RCL

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS