Tempo - Tutiempo.net

Colbert e a velha política de menos pão e mais circo/ Por Sérgio Jones

Colbert circo sem pão

O prefeito de direito e não de fato, Colbert Martins (MDB), continua a adotar as velhas práticas e estratégias do modelo da política do Pão e Circo. Atualmente, mais circo e menos pão.

De olho no pleito eleitoral em 2022, em plena pandemia, o dublê de médico e prefeito já aventa a possibilidade de que aja, em Feira de Santana, grandes eventos. Sinalizando a possibilidade de que a Micareta possa a vir acontecer.

Por ser ano eleitoral existe a grande possibilidade de que ela aconteça. Afinal, quando se trata dos interesses de suas excelências, tudo é possível. Quanto a preservação do bem maior que a vida da população, isso é só uma questão de mero detalhe.

Para quem desconhece a política do Pão e Circo, vale lembrar que a mesma tinha e tem como objetivo maior promover o apaziguamento da população ou seja, da plebe ignara.

A Prática da política do Pão e Circo foi utilizada com relativa eficiência durante o Império Romano em que se realizava grandes banquetes, festas, eventos esportivos e artísticos, assim como subsídios de alimentos, que eram fartamente distribuídos.

Com o passar dos tempos os políticos brasileiros reinventaram esta modalidade, mas com um adendo importante, deixou de oferecer alimentos e manteve apenas o circo.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS