Tempo - Tutiempo.net

Conselho de Segurança da ONU vota nesta segunda projeto do Brasil por cessar-fogo em Gaza

Reunião do Conselho de Segurança da ONY presidido pelo Brasil

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deverá votar nesta segunda-feira (16) uma proposta de resolução, apresentada pelo Brasil, que visa estabelecer um cessar-fogo humanitário em Gaza.

O Brasil preside o Conselho de Segurança em outubro.

Segundo o jornalista Jamil Chade, do UOL, “a esperança de diplomatas brasileiros é de que o texto seja equilibrado o suficiente para que nenhum dos membros permanentes do Conselho vetem.

Mas o desafio não é pequeno: há sete anos nenhuma resolução sobre a crise entre palestinos e israelenses é aprovada no Conselho de Segurança da ONU”.

Ainda de acordo com a reportagem, a proposta busca condenar os “ataques terroristas do Hamas” e exige a libertação dos reféns israelenses, enquanto também faz um apelo para que o governo de Benjamin Netanyahu reconsidere seu ultimato aos palestinos no norte da Faixa de Gaza.

A reunião desta segunda-feira apresentará dois textos para consideração. O primeiro, proposto pela Rússia, busca a criação de um corredor humanitário, sem uma condenação textual ao Hamas, o que pode enfrentar resistência por parte dos Estados Unidos e da Europa.

Segundo Chade, “a aposta por um acordo vem do projeto alternativo negociado pelo Brasil. Numa das versões do texto, obtidas pelo UOL, a proposta condena os ‘ataques terroristas do Hamas’ e pede a libertação dos reféns israelenses, num sinal claro por parte do Brasil para evitar um veto dos EUA.

Mas o texto também faz um apelo para que o governo de Benjamin Netanyahu abandone seu ultimato para que os palestinos deixem o norte da Faixa da Gaza. O texto pede, acima de tudo, a criação de um ‘cessar-fogo humanitário’ e o acesso às agências da ONU às populações mais necessitadas”.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS