Tempo - Tutiempo.net

Documentário sobre o fechamento dos leitos de longa permanência do Instituto Municipal Nise da Silveira – Vídeo

Registros do Memorial da Loucura

O vídeo intitulado “Dos últimos sobreviventes à construção de novas trajetórias” documenta o acontecimento recente do fechamento do setor de longa permanência/internação do Instituto Municipal Nise da Silveira, nome dado ao antigo Hospital do Engenho de Dentro no qual Nise da Silveira desenvolveu, por décadas, o seu trabalho de desinstitucionalização e tratamento de afecções psíquicas usando expressões artísticas, escuta e um genuíno acolhimento às dores da alma; o direito de existir e viver livremente.

Em tempos tão desarmônicos e difíceis, anima o espírito poder rever nesse documentário, feito com arte pela amiga e companheira de Luta Antimanicomial, Valeria De Leoni, depoimentos de colegas com quem trabalhei e de pessoas que (em equipe) pude acolher e acompanhar em tratamento, visando a realização dessa liberdade para fora dos muros do hospital.

Este documentário me transporta em memória para o ano de 1987, quando conheci o Hospital do Engenho de Dentro durante a realização de uma pesquisa acadêmica em psicopatologia, que teve como tema de estudo o trabalho revolucionário e libertador de Nise da Silveira, no campo da Saúde Mental.

Nise era muito próxima de meu tio Arthur, que com ela trabalhou, e foi também colega de meu pai, Lauro; ambos psiquiatras alinhados com as ideias e as práticas desenvolvidas por ela.

Quis a força do desejo que eu viesse a ser estagiário de Nise em sua Clínica Casa das Palmeiras, me tornando posteriormente colaborador e coordenador desse espaço por um determinado tempo. Fui fortemente influenciado por esse convívio (1994/98; 2006/2008) e o meu período trabalhando no Instituto Municipal Nise da Silveira ocorreu no ano de 2011/12.

A todos e todas as almas e corpos envolvidos nessa luta, a minha eterna gratidão, o meu respeito e o meu amor.

OUTRAS NOTÍCIAS