Tempo - Tutiempo.net

Em 2025 os robôs devem realizar mais da metade de todo trabalho

Robôs devem realizar mais da metade de todo trabalho em 2025 © AP Photo / GERARD JULIEN

A maior parte do trabalho hoje em dia ainda é realizado por humanos (71%), contra 29% do trabalho realizado por robôs. Até 2025, no entanto, esse indicador pode mudar para 48% e 52%, respectivamente, disse  a especialista em trabalho e doutora em economia Irina Perova.

Segundo a especialista, uma grande parte da produção do trabalho deverá ser garantida por novas tecnologias, que “já fazem parte da nossa vida”. Segundo ela, nos próximos cinco anos, o desenvolvimento das tecnologias robóticas e das inteligências artificiais possibilitarão a criação de novas 58 milhões de vagas de trabalho para os nossos filhos de lata e silício.

“Atualmente, as consequências negativas da robotização são atenuadas pelo ritmo relativamente baixo de integração dos robôs. Hoje, a maior parte do tempo de trabalho ainda é executada por forças humanas (71%). Já as máquinas são responsáveis por outros 29%. Até 2025, esse indicador pode mudar pra 48% e 52%, respectivamente. As máquinas realizarão a maior parte do trabalho”, alertou Perova.

Sputinik

OUTRAS NOTÍCIAS