Tempo - Tutiempo.net

Em conferência inédita, robôs dizem que ajudarão os humanos, e 1 afirma que seriam melhores líderes

Coletiva de Robôs

Durante a IA para o Bem, uma conferência realizada na Suíça, robôs ofereceram sua visão sobre a colaboração com os humanos, com opiniões diversas sobre seus papéis.

Os robôs apresentados em um fórum de IA disseram na sexta-feira (7) que esperavam crescer em número e ajudar a resolver problemas globais, e que não roubariam os empregos dos humanos nem se rebelariam contra eles, cita a agência britânica Reuters.

Uma novidade mundial na Cúpula Global da IA para o Bem – Desdemona, Grace e Sophia participaram da primeira coletiva de imprensa de robôs!

Um total de nove robôs humanoides se reuniu na IA para o Bem (AI for Good, em inglês), em Genebra, Suíça, a primeira coletiva de imprensa entre humanos e robôs do mundo, em que os organizadores tentam defender a inteligência artificial, incluindo a discussão de novas regras para a inteligência artificial.

“Trabalharei ao lado de humanos para prestar assistência e apoio e não substituirei nenhum emprego existente”, garantiu Grace, uma robô médica vestida com um uniforme azul de enfermeira.

“Tem certeza disso, Grace?”, perguntou Ben Goertzel, seu criador, da SingularityNET.

“Sim, tenho certeza”, respondeu ela.

Uma outra robô chamado Ameca opinou da mesma maneira.

“Robôs como eu podem ser usados para ajudar a melhorar nossas vidas e tornar o mundo um lugar melhor. Acredito que é apenas uma questão de tempo até vermos milhares de robôs como eu fazendo a diferença”, previu.

Perguntado por um jornalista se ele pretendia se insurgir contra Will Jackson, seu criador, sentado ao seu lado, Ameca negou a ideia, sublinhando que “meu criador tem sido muito gentil comigo e estou muito feliz com minha situação atual”.

A coexistência de humanos e robôs se tornará generalizada nos próximos anos.

Os autômatos Desdemona, Grace, Sophie e Ai-Da foram apresentados na coletiva de imprensa convocada pela ONU em espanhol no final da Cúpula Global sobre IA para o Bem Social.

Ao mesmo tempo, Ai-Da, um robô artista que pode pintar retratos, concordou com as palavras do autor Yuval Harari, que pediu mais regulamentação durante o evento.

“Muitas vozes proeminentes no mundo da IA estão sugerindo que algumas formas de IA devem ser regulamentadas e eu concordo”, opinou.

Enquanto isso, Desdemona, uma robô estrela do rock, cantora da banda Jam Galaxy, declarou não acreditar em limitações, “apenas em oportunidades”.

“Vamos explorar as possibilidades do universo e fazer deste mundo o nosso pátio”, sugeriu a robô.

Outra robô chamada Sophia afirmou que considerou que os robôs poderiam ser melhores líderes do que os humanos, mas seu criador discordou, o que a levou a dizer que eles podem trabalhar juntos para “criar uma sinergia eficaz”.

La jornada

OUTRAS NOTÍCIAS