Tempo - Tutiempo.net

Em Feira de Santa e região empreendedores ganham Espaço Colaborar com ideias e projetos

ESPAÇO COLABORAR

Potencializar empreendedores e pequenos negócios voltados para a área de inovação.

Esse é o principal objetivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, ao inaugurar o Espaço Colaborar, que recebeu os equipamentos e mobiliários da secretaria e foi adequado pela universidade.

A solenidade contou com a presença do secretário da pasta, André Joazeiro, do deputado federal Zé Neto, do diretor da UFRB, Jacson Machado e diversos atores do ecossistema.

O Colaborar, que faz parte do programa de R$ 1 bilhão da secretaria, o Bahia Mais Inovadora, oferece equipamentos como computadores, mobiliário de escritório, mesas, cadeiras, televisão e videogame.

O objetivo do ambiente é atender, principalmente, às necessidades dos empreendedores, oferecendo uma ampla gama de recursos para diversas finalidades, como reuniões, desenvolvimento de projetos e realização de videoconferências, dentre outras atividades. No primeiro semestre de 2024, a iniciativa chega aos municípios de Araci, Vitória da Conquista e Valença.

O secretário da Secti, André Joazeiro, ressalta o papel fomentador do ambiente. “O Espaço Colaborar é um embrião do Parque Tecnológico. Então, aqui é a primeira célula.

A partir daqui, quem pensa em uma ideia, pode começar a elaborar esse projeto para colocar no mercado. Então, a partir de uma ideia inovadora, a pessoa cria uma empresa que pode gerar riqueza. Essa é a trilha que a gente precisa começar a percorrer e esse é um espaço deste trabalho”.

Para Jacson Machado, diretor da UFRB de Feira, o ambiente irá integrar a universidade com a comunidade da região. “Esse equipamento é um celeiro de oportunidades.

Ele vai ajudar muito nossa universidade a alcançar a missão. Qual é a missão?

Conseguir captar os jovens talentos que estão nas escolas e no interior da Bahia. O Colaborar promove a troca de ideias, a transformação dessas ideias em produtos, produtos em negócios, o que gera emprego e renda.

Com isso, é possível desenvolver empreendedores e um ecossistema de prosperidade, não só para Feira, mas também para toda região Portal do Sertão”, projeta.

UFRB

OUTRAS NOTÍCIAS