Tempo - Tutiempo.net

Escritor Alberto Peixoto recebe título de Doutor Honoris Causa em Salvador

Escritor Alberto Peixoto

O escritor feirense Alberto Peixoto, membro da Academia Feirense de Letras, recebe, na noite desta sexta-feira (17), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Íberoamericana.

A iniciativa de oferecer essa honraria a Alberto veio do Jornalista, poeta e editor Roberto Leal ao Reitor Chanceler Luiz Ademir de Souza da mesma universidade. O título será entregue no Centro Cultural Casa de Angola, que fica na Praça dos Veteranos, no Centro da cidade de Salvador.

Alberto não esconde a felicidade e satisfação em receber essa grande honraria. “É com uma imensa honra e profunda gratidão que recebo esse título de Doutor Honoris Causa dessa prestigiosa Universidade Íberoamericana. Esta é uma ocasião que transcende as palavras, e é difícil expressar o quão tocado e grato eu me sinto por este reconhecimento tão distinto”, disse o escritor.

Ele ainda agradeceu ainda a todos que o ajudaram em sua caminhada. “Agradeço de coração a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para minha jornada literária. À minha família, cujo apoio incansável foi a luz que guiou meu caminho, e aos amigos e colegas que compartilharam comigo a alegria da criação e a paixão pela narrativa. Cada um de vocês tem um lugar especial em meu coração”.

Ele diz ainda que este diploma, para ele, não é apenas uma celebração pessoal, mas também um reconhecimento do valor da narrativa como uma forma de compreensão mais profunda e empática do mundo ao nosso redor.

“Minha escrita sempre buscou capturar a riqueza e a complexidade da vida cotidiana na Bahia, essa terra rica em história, cultura e diversidade. Ao fazê-lo, busquei não apenas entreter, mas também provocar reflexões sobre a natureza humana e nossa interconexão”.

Junto com Alberto, recebem também a honraria os escritores Joemar de Oliveira Rios e Luiz Eudes.

Karoliny Dias

OUTRAS NOTÍCIAS