Tempo - Tutiempo.net

Estudantes de Boquira desenvolvem produtos capilares à base de aloe vera e alecrim

Estudantes baianos criam Shampoo e hidratante capilar

Os produtos sustentáveis e orgânicos estão ocupando cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas de beleza em todo o país.

De acordo com a Mintel, empresa global de pesquisa de mercado, houve um crescimento de 23,1% no número de lançamentos de itens de beleza com ingredientes verdes ou orgânicos no Brasil, entre 2018 e 2023.

Ao perceber essa tendência de mercado e o desejo de explorar os potenciais criativos de Boquira, as alunas Bianca Hyrana, Emanuelle Oliveira e Maria Fernanda, sob orientação da professora Cássia Fabiane Castro, desenvolveram um shampoo e condicionador orgânicos à base de aloe vera e alecrim.

Maria Fernanda explica que foram realizadas pesquisas com o intuito de desenvolver produtos que fortalecessem os potenciais criativos locais, promovessem a economia criativa e fossem ambientalmente sustentáveis: “dentre os resultados obtidos, podemos citar os benefícios proporcionados pelo fato dos produtos adquiridos possuírem menor valor de aquisição comercial em relação aos convencionais, serem altamente saudáveis e terem elevado valor nutricional para o trato capilar.

O nosso kit é produzido com matérias-primas renováveis presentes em nosso território”.

Os produtos, que contêm ingredientes orgânicos, consistem em um shampoo e condicionador projetados para melhorar a saúde do cabelo.

“O uso é feito de forma convencional, como todos os demais kits de shampoo e condicionador. Inicialmente, utiliza-se o shampoo massageando bem o couro cabeludo para eliminar sujeiras e/ou caspas.

Após o enxágue, aplica-se o condicionador para fechar as cutículas dos fios capilares, que foram abertas durante o uso do shampoo, proporcionando nutrição e brilho” diz.

Para o futuro, Fernanda afirma que o objetivo do projeto, que ocorre no âmbito do Colégio Estadual de Boquira, é fabricar uma composição ainda mais natural e sustentável.

“Nosso projeto é constituído de matérias-primas orgânicas em sua composição, só não é considerado completamente orgânico por utilizar apenas 3% de sabonete líquido glicerinado em sua produção.

Nosso próximo passo é também produzir um sabonete orgânico para substituir o utilizado na fabricação do kit, tornando-o 100% orgânico,” projeta.

Secti

OUTRAS NOTÍCIAS