Tempo - Tutiempo.net

Fiéis celebram São Cristóvão e Senhora Sant’Ana neste fim de semana

Templos religiosos voltaram a abrir na capital baiana sexta-feira (24), após flexibilização das medidas de isolamento social impostas para conter o novo coronavírus.

Dia de São Cristóvão é celebrado neste sábado (25) — Foto: José Marcelo/G1 PI

O fim de semana vai ser de celebrações para os devotos de São Cristóvão e Senhora Sant’Ana, em Salvador. Neste sábado (25), é comemorado o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Já no domingo (26), é celebrado o dia de Senhora Sant’Ana, avó de Jesus e mãe de Nossa Senhora e também padroeira de Feira de Santana.

Na sexta-feira (24), os templos religiosos da capital baiana foram autorizados a reabrir, após quatro meses fechados, e as missas presenciais voltaram a acontecer. Todas as igrejas e paróquias seguem medidas estabelecidas pela prefeitura para evitar a propagação do vírus.

Com o tema, “Obedientes à Palavra, e com São Cristóvão, somos uma Igreja Missionária”, os devotos do santo celebram a festa do padroeiro dos motoristas na única paróquia dedicada a ele em Salvador, que fica no bairro que leva o nome do santo. A missas aconteceu às 9h.
Em seguida, foi feita uma carreata com os membros do Grupo de Oração

Terço dos Homens (GOTH’s), pelas ruas do bairro de São Cristóvão. Por causa da pandemia e medidas de isolamento social, toda programação também é transmitidas pelo Instagram da Arquidiocese de Salvador (@pascomsc) e no canal no Youtube (Pascom SC).

Já Senhora Sant’Ana, avó de Jesus e mãe de Nossa Senhora, será celebrada em duas paróquias. Uma delas, Paróquia Sant’Ana, que fica no bairro do Rio Vermelho, escolheu como tema central “Igreja viva, dedicada a Deus e ao serviço. Nos 10 anos da Dedicação da Igreja Matriz”.

O novenário começou no dia 17 e segue até este sábado, com transmissão, ao vivo, pelas redes sociais, às 19h30. No domingo, a missa vai começar às 9h e será transmitida pelo Youtube (Paróquia Sant’Ana) e pelo Facebook (Paroquiasantanarv).

Com o tema “Sant’Ana: avó e mestra, socorro de uma comunidade suplicante”, a Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, no bairro de Nazaré, faz o tríduo, que começou o no dia 23 e segue até este sábado, com a recitação do Terço às 17h, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento e Missa.

No domingo, a programação na paróquia que fica em Nazaré vai começar às 6h, quando acontecerá a alvorada festiva com repique de sinos. Às 8h30 será celebrada a missa dedicada à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, aos benfeitores, dizimistas e devotos.

O ápice dos festejos será a Missa Solene, às 17h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Durante todo o dia a imagem de Senhora Sant’Ana ficará exposta no adro da Igreja para veneração dos fiéis.

Toda a programação festiva poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo Instagram @viva_santana, mas também será permitido o acesso ao templo de um número reduzido de devotos, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde, da Arquidiocese de Salvador, da prefeitura e Governo do Estado. Quem quiser participar das celebrações deve entrar em contato para confirmar a presença através dos números (71) 32411-1165 / 98202-3101 (Whatsapp).

G1/BA

OUTRAS NOTÍCIAS