Galáxia semelhante à nave espacial de Darth Vader é descoberta pela NASA

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Nova Galáxia lembra Guerra nas Estrelas

NASA divulga imagens de galáxia muito, muito distante que parece um caça da frota de Darth Vader, mais especificamente a nave espacial Tie Fighter de “Guerra nas Estrelas”.

A galáxia TXS 0128+554 foi descoberta em 2015 e na terça-feira (25) a agência espacial norte-americana NASA divulgou imagens da galáxia que lembram uma nave dos filmes “Guerra nas Estrelas”.

Localizada a 500 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Cassiopeia, a TXS 0128+554 possui um buraco negro supermassivo em seu centro e deve sua luminosidade à emissão de raios gama.

Certas frequências de emissão fazem o efeito que lembra a nave espacial Tie Fighter. Um artigo descrevendo a descoberta foi publicado na revista científica The Astrophysical Journal.

A equipe de cientistas observou a galáxia a partir de uma variedade de fontes, incluindo o telescópio espacial de raios gama Fermi. “Ampliamos a imagem da galáxia em um milhão de vezes utilizando frequências de rádio, e mapeamos a sua forma ao longo do tempo”, explicou Matthew Lister, autor principal do artigo e astrônomo da Universidade de Purdue, EUA.

“A primeira vez que vi os resultados pensei imediatamente que se parecia com a nave Tie Fighter, de Darth Vader, do episódio IV de ‘Guerra nas Estrelas’. Foi uma surpresa divertida”, comenta Lister.

A galáxia se encaixa bem com o pequeno panteão de sósias de “Guerra nas Estrelas” no espaço, incluindo discos planetários com órbitas similares a astro da franquia, a Estrela da Morte e Tatooine, o planeta que era a casa de Luke Skywalker

Informações da NASA

OUTRAS NOTÍCIAS